Resenha | O Estudante

Nota
5

“Não sei a quem recorrer. Meu Mestre está morto, meu irmão está morto, meu pai não sai do quarto de meu irmão, minha mãe está internada em uma casa de saúde. Sinto-me sufocar. Não tenho frequentado o colégio, não vou ao clube, não saio. Juro que a vida acabou para mim. Acabou aos 15 anos.”

Renato era um aluno exemplar no colégio Rio Negro, tinha sempre as maiores notas, era respeitado pelos seus professores e vivia querendo ajudar as pessoas, o que o fez fundar a associação “Eu Sou Seu Amigo”, ganhando o orgulho de sua família. Mas um certo dia Renato está com dor de cabeça e recebe de Mário Figueiredo, um novo amigo, um remédio meio suspeito, uma substancia que vira sua vida de cabeça para baixo e acaba o viciando.

Ao lado de Renato temos Roberto, o irmão mais novo do garoto exemplar, que segue os passos do irmão e deseja um dia ser tão amado quanto ele, e no momento que a vida de Renato começa a entrar numa ruína, cabe ao garoto lutar para resgatar seu amado irmão mais velho.

Dois irmãos, sempre muito unidos e amigos, e uma historia sobre união e desastres, O Estudante é um grito de alerta para jovens, pais, professores, e qualquer pessoa que possa acabar se tornando vítima das drogas. Um relato tão real, tão comum de se ver no dia-a-dia, que fez com que inúmeros leitores passassem anos vagando o Brasil na busca da verdadeira identidade de Roberto Lopes Mascarenhas, o garoto que, segundo Adelaide Carraro, entregou esse relato nas mãos dela e pediu para que ela levasse as mãos dos vários jovens.

Roberto pode ser real ou não, não sabemos, mas uma coisa que sabemos é que esse é o relato de um jovem que teve seu lar destruído pelas drogas, um entre milhares, que mostra que a droga não escolhe classe social, ela apenas destrói, e pode nos servir para sentir que, o que vimos num livro de 1975, não acabou e até chegou a piorar. Um livro chocante e brutal, mas nada pior do que a realidade que inspirou a historia, um caminho da miséria e degradação que vem arrastando diversos jovens para o vício.

O livro começa com a PARTE AZUL, onde vemos toda a beleza da vida de Renato, vemos o garoto brilhante e vamos tomando orgulho dele e nos apegando a ele, mas logo chega a PARTE NEGRA, que conta a historia de Roberto, o garoto que precisa perde a inocência da vida para tentar salvar seu herói, que precisa unir forças para salvar sua família e precisa usar a cabeça para derrotar o mundo das drogas.

O Estudante é um retrato da realidade, uma trama que facilmente poderia ter sido uma manchete de jornais, uma família rica se acabando, uma tragedia que choca a mídia, mas tudo isso pode ser esquecido com o tempo. O livro é um clássico e merece uma reflexão profunda, pois hoje em dia não é fácil entender o que passa na cabeça dos nossos filhos, e o mundo das drogas nos ronda a todo momento, no transito, no trabalho, em sala de aula, na rua, nas amizades em tudo.

“Faça chegar a todas as casas do Brasil esta carta. Juro que eu a escrevi quase cego de dor, mas, o dia em que eu souber que todos os estudantes do Brasil fazem de minha carta uma arma contra os traficantes de entorpecentes, voltarei a ser um jovem feliz.”

 


HOST LENDO O BRASIL
São Paulo
Ficha Técnica
 

Livro 1 – O Estudante

Nome: O Estudante

Autor: Adelaide Carraro

Editora: Global Editora

Skoob

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *