Nota
“Em pé no meio da fumaça estava minha amiga Annabeth. Seu rosto estava sujo e arranhado.”
Depois de enfrentar deuses e monstros na busca pelo Raio Mestre de seu tio, Percy achava que estava pronto para uma vida normal, indo parar na Meriwether School e fazendo um novo amigo, o Tyson, mas seus problemas de família sempre voltam para atrapalhar sua vida. Quando um grupo de Lestrigões invade a escola de Percy, causando um incêndio, Annabeth surge para salvar seu grande amigo e revela-lo que alguns problemas estão acontecendo no Acampamento Meio-Sangue, que eles precisam se encaminhar para lá imediatamente.
As coisas ficam completamente fora do controle nesse segundo ano, Groover saiu numa missão e desapareceu, o que pode ter haver com os estranhos sonhos que Percy vem tendo, o Pinheiro de Thalia, que fortalece a barreira mágica que protege o Acampamento de monstros, foi envenenado, Quíron e Argos, respectivamente o antigo diretor de atividades e chefe de segurança do Acampamento, foram demitidos, e Tântalo assume o cargo do centauro. Como se todos esses problemas não fossem suficientes para Percy processar, ele ainda vira uma piada no Acampamento após ser revelado que Tyson, seu amigo grandalhão e abobalhado, é na verdade um Ciclope filho de Poseidon e, portanto, meio-irmão de Percy. Agora cabe a esse novo trio lutar para salvar o Acampamento, saindo numa missão ilegal depois que Tântalo dá a Clarisse La Rue a missão de encontrar o Velocino de Ouro, único artefato capaz de curar a árvore e recuperar as defesas do abrigo de semideuses.
“30-31-75-12”
Seguindo a trama da série Percy Jackson e os Olimpianos, somos apresentados a uma nova aventura de Percy e seus amigos com O Mar de Monstros, dessa vez temos a introdução de um grande personagem para a trama, o Tyson, que leva o protagonista da saga a uma auto reflexão incrível, tendo que rever seus conceitos, tendo que enfrentar um dilema entre entender que aquele cara que era seu grande amigo agora é seu irmão ao mesmo tempo que tenta lidar com o fato de Poseidon ter tido outro filho além dele. Mas além dos impactos que Tyson tem em Percy, o bobalhão tem um gigantesco impacto nos leitores, nos conquistando aos poucos com seu jeitão desastrado que só um bebê de ciclope poderia ter, com sua inocência espelhada naquele olhão de bezerro que muda completamente a visão de todos os semideuses ali presentes, se tornando uma adição essencial à equipe e equilibrando perfeitamente o trio de ouro na ausência de Groover. E que trama temos com o Tio Rick dando mais um show de história e amalgamação, fundindo mitos como o das Sirens, Circe e Polifemo com as lendas modernas do Triangulo das Bermudas de uma forma tão natural que nos faz questionar se tudo não passa de uma realidade, e que Rick Riordan está apenas relevando isso para a humanidade.
Seguindo com seu humor preciso, Rick consegue trazer vários elementos relevantes e um grande aprendizado em meio a sua escrita tão divertida e acessível, criando uma obra prima capaz de divertir, encantar e ensinar pais e filhos. A trama de O Mar de Monstros é a prova do quão inteligente é essa mistura de mitologia grega com personagens adolescentes contemporâneos, que é possivel unir fatos contemporâneos com mitologia e ainda assim não ser antiquado ou saudosista demais, que realmente é possivel unir fantasia com erudição num enredo repleto de ação e aventura. Com a evolução nos personagens, mesmo que a trama não seja melhor do que a de O Ladrão de Raios, somos levados a ver Percy, que acabou o primeiro livro com orgulho de ser o único filho de Poseidon, precisar rever seus conceitos e entender se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição, ao mesmo tempo que vamos deglutindo uma releitura da Odisseia que é tão leve e fluida.
“Navegarás com guerreiros de osso em navio de ferro,
O que procuras, hás de encontrar, e teu o tornarás,
Mas sem esperanças dirás, minha vida em pedra enterro,
Sem amigos falharás e, voando só, retornarás.”
Ficha Técnica |
Livro 2 – Percy Jackson & os Olimpianos Nome: O Mar de Monstros Autor: Rick Riordan Editora: Intrínseca |
Skoob |
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.