Resenha | O Menino e a Lua

Nota
5

“Era uma vez um menino e uma lua.”

Um menino comum e uma lua comum se cruzaram na vida sem um motivo aparente, mas deles nasceu uma conexão gigantesca, poderia ser um menino qualquer assim como poderia ser uma lua qualquer, mas neles havia uma diferença misteriosa. Como se o Menino tivesse se apaixonado pela Lua, ele ia toda noite ficar sentado e encarando a lua, abrindo seu coração, contando sobre seu dia, sempre se abrindo para  aquela lua atenciosa, enquanto a lua está sempre ouvindo com pacifismo, visível ou não, sempre ouvindo, iluminando a noite daquele menino e dando total valor a ele.

Escrito por Ana Carolina Lemos, o pequeno livro pode até parecer uma história curta e irrelevante, mas ele é dotado de uma poderosa e dificil mensagem ao seu final. Consciente de uma forma inimaginável, a trama do pequeno livro da Editora Prefácio nos surpreende em suas páginas finais, mostrando qual o verdadeiro motivo da conexão do Menino com a Lua, uma revelação que nos atinge de forma violenta e potente, que é capaz de tocar no fundo da alma até de qualquer adulto despreparado, sem esperar a constatação derradeira.

Apoiando a mensagem, que se mostra bastante necessária para diversas crianças, da psicóloga e contadora de historias pernambucana, está Renam Penante, ilustrador e designer gráfico que empresta à história uma pegada mais inocente, com os personagens bem representados de uma forma que se conectam mais facilmente com os leitores e com o público-alvo, ele deixa claro que o Menino pode ser qualquer um de nós, que os dilemas do Menino são os mesmos que qualquer um de nós vivemos e que a Lua é a mesma que encontramos toda a noite nos olhando em nossas janelas. O conto cresce ainda mais com a chegada da Menina, que assume o papel do leitor e começa a querer entender o que originou toda aquela conexão.

Profundo e surpreendente, O Menino e a Lua toca numa ferida comum a todos em meio a uma história fofa e inesperada, brincando com a inocência infantil enquanto fala sobre um assunto pesado e extremamente necessário. A forma ritmada e poética que Ana Carolina Lemos guia o enredo nos empurra adiante, nos impulsionando a buscar a explicação da origem da conexão entre o Menino e a Lua, uma informação que nos é dada de uma forma singela e certeira, que nos faz refletir e nos coloca no lugar do Menino, nos fazendo entender por que a Lua é tão importante para confortar nosso coração, por que a conversa do Menino com a Lua é tão essencial. No final do livro, é quase impossível não querer ir para a janela encarar a Lua e deixar um pouco as lagrimas fluírem, colocar um sorriso no rosto e sentir que sabe exatamente pelo que aquele garotinho está passando.

“E aqui termina a história que parece curta, mas ela fica gigante na saudade e no coração de quem escuta.”

 

Ficha Técnica
 

Livro Único

Nome: O Menino e a Lua

Autor: Ana Carolina Lemos

Editora: Editora Prefácio

Skoob

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *