Resenha | O Sangue do Olimpo

Nota
4

“Você não pode controlar a sua ascendência, mas pode escolher sua herança.”

Depois de consiguir libertar as Portas da Morte do controle de Gaia, o grupo dos hérois decide se separar. Enquanto ReynaNico e o Treinador Hedge seguem levando a Atena Partenos para o Acampamento Meio-Sangue, na esperança de essa oferta de paz encerrar a eminente guerra entre os semideuses gregos e romanos, os outros tripulantes do Argo II, formado por PercyPiperJasonLeoHazelFrankAnnabeth, seguem para Atenas, na Grécia, em missão para derrotar o exército dos gigantes e parar Gaia, a Mãe Terra, antes de seu despertar completo, derramando o sangue do Olimpo.

Finalizando a saga Os Heróis do Olimpo com uma trama cheia de aventuras, reviravoltas e atos heroicos, o quinto livro da segunda saga dos semideuses greco-romanos mostra que ainda é possivel se surpreender com Rick Riordan. Começando pela polêmica escolha que dividiu os fãs, o livro não traz capitulos narrados pelo ponto de vista de Annabeth e Percy, que foram muito presentes nas narrações da maioria dos livros anteriores, e acaba dando espaço para narrações de Jason e Piper, personagens cujos ponto de vistas desagrada a maioria do fandom, mesmo que se mostre necessário enxergar alguns eventos pelo ponto de vista deles. Mantendo o padrão, cada narraça começa bem leve, vai se expandindo com humor e informações interessantes, até que culmina num cliffhanger de arrancar o fôlego, oscilando entre esses altos e baixos que o público já se acostumou no decorrer da saga. Além disso, Rick nos surpreender ao mostrar o quanto precisavamos de capitulos narrados por Nico e Reyna, compensando sua escolha controversa com esse pequeno presente.

“Meus filhos raramente são felizes. Eu… gostaria que você fosse uma exceção.”

A medida que vamos seguindo pelas 432 páginas da obra, vamos vendo uma narrativa complexa sendo tecida através das múltiplas perspectivas, criando uma grande expectativa com a proximidade da esperada batalha final eletrizante contra Gaia, e é em meio a essa expectativa que Rick aproveita para desenvolver seus personagens, dando a cada um deles espaço para encarar suas próprias lutas e inseguranças pessoais, como quando dá voz a Nico, principalmente agora que tivemos a grande revelação do seu maior segredo, para mostrar que ele é muito mais do que um típico filho de Hades emo, gótico e antissocial. Ao passo que cada um dos semideuses, que já nos apegamos tanto no decorrer dos livros, vai enfrentando seus demônios, vai superando desafios e precisando sacrificar partes importantes de quem realmente são para salvar o mundo que conhecem, impulsionando um crescimento que brilha a cada página e cativa os leitores de todas as idades. É justamente nesses momentos tensos que vemos a escrita de Rick brilhar, mostrando que é um dos poucos que consegue mesclar momentos sérios e edificantes com pitadas de piadas e comentários divertidos, o que torna tudo muito mais palatavel para quem lê e tira todo o peso do amadurecimento de seus personagens.

Numa narrativa que explora destino, sacrifício, identidade e o poder do trabalho em equipe, vemos amizades sendo testadas, laços inesperados sendo construidos e um ódio latente contra Octavian sendo cultivado. Infelizmente o ritmo gratificante criado pela escrita dinâmica de Riordan encontra um problema em seu desfecho, justo no momento em que chegamos à prometida batalha final, algo que o autor já mostrou diversas vezes ter total dominio, fica a sensação de pressa, como se cenas tivessem sido reduzidas ou cortadas para acelerar a finalização da obra. Algo que, apesar de isso não ser suficiente para estragar a experiência, com certeza enfraquece a obra. Apesar de não ser perfeito, O Sangue do Olimpo traz uma conclusão satisfátoria para a narrativa da saga, finalizando uma trama que começou em O Ladrão de Raios de uma forma justa, mas ainda deixando aquela sensação que poderia ser melhor. Diferente de O Último Olimpiano, a obra não deixa um final aberto, mas deixa espaço para que a saga continue.

“A rivalidade termina aqui — disse Percy. — Eu amo você, Sabidinha.”

 

Ficha Técnica
 

Livro 5 – Os Heróis do Olimpo

Nome: O Sangue do Olimpo

Autor: Rick Riordan

Editora: Intrínseca

Skoob

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *