Resenha | Onde Vivem Os Monstros

Nota
5

“Na noite em que Max vestiu sua pele de lobo e começou a fazer travessuras a torto e a direito, sua mãe chamou-lhe: – MONSTRO!”

Max é um menino muito arteiro. Vestido com sua fantasia de lobo, o garoto revirou a casa do avesso e, após ser repreendido pela mãe, gritou uma resposta malcriada, o que o levou a ficar de castigo em seu quarto. Chateado, o garoto criou uma floresta imaginária, que lhe permitisse fugir de seu cativeiro e o levasse ao vasto oceano, onde um pequeno barco o esperava.

Durante dias e noites, por quase um ano inteiro, o menino viajou, procurando se afastar daquilo que o deixava irritado. Procurando uma pequena ilha onde pudesse ficar, um lugar destinado a alguém como ele, onde ninguém repreendesse sua maneira de agir e de falar… O lugar onde vivem os monstros.

Escrito em 1963 pelo escritor Maurice Sendak, Onde Vivem os Monstros é um conto infantil que revolucionou a maneira de se escrever histórias. Com uma história simples mas encantadora, o livro foi o primeiro a dar um espaço igualitário entre palavras e imagens, atraindo seu público e prendendo a atenção com as figuras vibrantes e chamativas. O recurso narrativo abriu um novo segmento literário, expandindo a curiosidade infantil e utilizando de conceitos nunca explorados.

As ilustrações, tão detalhadas e chamativas, nos envolvem e ajudam a contar a história. Por mais simplista que elas possam parecer, somos fisgados a ponto de embarcamos junto com o protagonista em suas aventuras. Max utiliza de sua imaginação para escapar do aborrecimento. Arteiro e respondão, o garoto leva ao pé da letra a reclamação da mãe e decide escapar para um lugar em que não seja julgado. Mas, mesmo nesse novo ambiente, ele sente o poder da solução… algo que nem a mais divertida das aventuras pode apagar.

Tocante e maravilhoso, Onde Vivem os Monstros nos convida para uma viagem além da transformação, por uma terra repleta de segredos onde os mais monstruosos dominam. Colorido e encantador, o livro transmite bem sua inocência enquanto cria um clássico atemporal, que não só revolucionou a literatura como se tornou um item indispensável àqueles que amam toda doçura e confusão da infância.

“E ele navegou noite e dia
semana vem, semana vai
durante quase um ano
para onde vivem os monstros.”

 

Ficha Técnica
Livro Único

Nome: Onde Vivem os Monstros

Autor: Maurice Sendak

Editora: Cosac Naify

Skoob

Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *