Resenha | Por trás de seus olhos

Nota
3

“Não confie neste livro.
Não confie nestas pessoas.
Não confie em você.”

Louise é uma mãe solteira, que vive numa rotina bastante corrida e ainda tem que se desdobrar para cuidar de seu filho, o Adam. Disposta a aproveitar sua última noite como desempregada, ela conhece um homem num bar, eles acabam trocando alguns beijos, mas, inesperadamente, ele vai embora. Isso não tira o entusiasmo da moça, afinal ela acabou ficando envolvida com aquele desconhecido.

No dia seguinte, Louise vai ao seu primeiro dia no novo trabalho e conhece o seu chefe: o homem do bar, inclusive, ele é casado com Adele. Apesar de o chefe avisar que aquilo não deveria acontecer e que não voltaria a ocorrer, Louise ainda estava balançada. E, para piorar, ela ainda fica amiga da esposa do seu chefe. A partir dessa relação, a solteira percebe um casal aparentemente perfeito, mas quando ela começa a observar os detalhes dessa relação, percebe que algo está muito errado.

Pela sinopse e no decorrer da história, já adiantamos que você irá ser sugado pela narrativa. Sarah Pinborought consegue fazer isso de uma forma impecável, inclusive, ela faz isso até os últimos momentos do livro. O que não podemos dizer o mesmo sobre o seu fim. Por trás de seus olhos é um misto de sensações: ou você ama ou você odeia. E isso será confirmado somente ao final da leitura. Até lá, você não vai conseguir parar de lê-lo. Isso porque a escrita da Pinborought é forte, precisa. E como plus, ainda tem as diversas reviravoltas que acontecem até chegarmos ao fim.

Um ponto negativo é a construção de determinados personagens, como, por exemplo, a Louise. O amor quase que instantâneo da protagonista pelo chefe é problemático, não cativa e, em determinados momentos, chega a ser bem difícil de aturar. Além disso, a relação familiar dela com o filho e o ex-marido também é um ponto negativo pelo fato de não prender o leitor nas passagens que a abordam. De longe, a Adele é a personagem mais interessante da narrativa, ela é complexa e misteriosa, assim como o seu relacionamento com o David. As interrogações que rondam esse recorte da narrativa com certeza são o ponto alto do livro.

Por trás de seus olhos tem duas perspectivas (Adele e Louise) e diversos flashbacks, logo, a teia narrativa é construída com dois pontos de vistas que nada nos diz sobre o desfecho, isso porque o leitor pode se sentir confuso diante de diversos fatos. Apesar de parecer problemático, é um ponto positivo, pois essa confusão é o que garante o plot-twist final. Para melhorar a sua experiência com esse livro, o conselho é: precisa levar tudo isso sem tanta crítica e aceitar alguns detalhes improváveis. Se soubéssemos disso antes, com certeza a leitura teria sido bem diferente. A autora tenta nos mostrar um romance com uma pegada de suspense, mas não é bem por esse caminho. Então, fiquem atentos.  Afinal, assim como o relacionamento de Adele, nem tudo o que parece de fato é.

 

Ficha Técnica
 

Livro Único

Nome: Por trás de seus olhos

Autor: Sarah Pinborough

Editora: Intrínseca

Skoob

Universitário, revisor. E fotógrafo nas horas vagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *