Nota
“Clico duas vezes na terceira imagem e um rosto aparece na minha tela. Um novo semblante, um novo close. Tão familiar, mas tão fora de contexto, num lugar ao qual definitivamente não pertence.
[…] Estou olhando para o rosto do meu marido.“
Vivian Miller é uma agente do departamento de contrainteligência da CIA e sua tarefa é desvendar células infiltradas de inimigos russos em solo americano, mas eis que um certo dia seu maior trabalho traz frutos. Ela criou um programa capaz de invadir os computadores de lideres russos e facilitar o acesso ao arquivo com os dados de espiões infiltrados nos EUA, e tudo corria bem quando o programa funcionou e mostrou a ela 5 espiões, 5 pessoas que poderiam ser facilmente desmascaradas e capturadas se não houvesse um detalhe: Uma delas era seu marido, o homem com quem ela vive a 10 anos e com quem tem 4 filhos.
O mundo de Viv vira de cabeça pra baixo assim que ela descobre toda a verdade, ela descobre tudo no primeiro capitulo, confronta o marido logo no segundo e ele revela que faz 22 anos que ele serve como espião da Rússia e que foi designado especificamente para se casar com ela e repassar tudo que a agente fazia, mas ele também fala que se apaixonou por ela e quer ficar ao lado dela e ser leal a ela mais do que aos russos, que o tiraram de um orfanato e o criaram desde os treze anos, e que os transformou num espião desde os quinze. Resta agora a Viv decidir como agir em todo o decorrer do livro e a nós digerir toda essa carga em apenas 33 paginas e ainda ter vida para devorar (e se engasgar emocionalmente em certos momentos) até ler todas as 298 paginas do livro.
“Isso não se trata de uma simples traição. Isso não é algo que vai ser resolvido com uma briga, uma conversa ou algo do tipo. Simplesmente não tem solução. Eu preciso entregá-lo. Meu marido é um espião russo e eu preciso entregá-lo. O sentimento de raiva parece derreter e se transformar num rio de desespero.”
Preciso Saber é um daqueles livros extremamente intenso que vai te perturbar dia após dia para ser terminado, que vai te jogar dentro da vida de Viv, que vive um jogo de gato e rato com os russos ao mesmo tempo que busca cumprir seu dever e proteger sua família, ao mesmo tempo que tenta destruir os terroristas e descobrir a quem seu marido realmente é leal. Imagine uma agente do governo que busca russos a anos descobrir que no dia do seu casamente havia não alguns, mas centenas de russos entre os convidados, que toda a vida que ela pensava ter com seu marido é falsa, que tudo foi planejado, desde os primeiro encontro deles até o casamento, e principalmente, que ela, sem perceber, foi manipulada até a escolher onde e como trabalhar.
Matt, ou melhor Alexander Lenkov, é a maior incógnita do livro, passamos pagina após pagina sem saber se ele é confiável, sem saber se Viv agiu certo, se ela não está apenas sendo manipulada por ele como já foi varias vezes no passado. Será que é possivel confiar num espião russo que se declara apaixonado? Será que é possivel acreditar que o pai dos seus filhos pode na verdade ser um criminoso que há anos ameaça seu pais? Cabe a nossa agente se afundar nessa trama que pula entre presente e passado nos mostrando toda a historia de amor que construiu esse casamento, todas os planos russos que guiaram essa relação, e toda a desconfiança que uma revelação gera, uma desconfiança que pode destruir um casamento ou unir ainda mais dois seres tão opostos da lei.
“Se tem uma coisa de que tenho certeza absoluta a respeito do Matt é o fato de que ele ama nossos filhos. E, do fundo do meu coração, acredito que ele também me ama. Mas, nesse caso, ainda pode restar alguma suspeita; afinal de contas, eu sempre fui seu alvo.”
Tudo se torna ainda mais vivido pelo fato de Karen Cleveland ter passado 8 anos trabalhando para a CIA, sendo 6 desses anos especificamente em contraterrorismo, então aos poucos vamos percebendo que Viv não é apenas um personagem, é um alter ego de Karen, uma mulher que nasceu de sua experiencia e vive uma das possibilidades mais medonhas que alguém como ela poderia passar. Então se você é daqueles que ama um livro de investigações e a adrenalina de uma caçada mortal, esse é o seu livro. Se você é daqueles que gosta de uma boa trama de crise num casamento, esse é o seu livro. Se você ama ver uma mulher forte lutando contra gigantescos perigos para proteger sua família, esse é seu livro. Se você é daqueles que ama espionagem, esse é o seu livro. Se você quer ver um casamento que nasce a partir de mentiras, esse é o seu livro.
O livro chega a nossa terra pelas mãos mais que profissionais da Editora Planeta, que não só nos surpreendeu com uma historia que nos pega de surpresa, nos consome e nos deixa perdido antes de nos acharmos, como fez uma edição que garante uma leitura ágil, fácil e confortável. Infelizmente devo confessar que o único defeito que o livro traz é sua capa, pois em nossas terras ela traz uma capa simples, sem muitas nuances, apenas com sombras e tons de azul, algo que contrasta bastante com as versões inglesas de capa, que se utilizam muito mais de frames e fotos que formam uma capa (na primeira versão) e de um mulher olhando para o horizonte indecifrável (em outra), simbolismos mais fortes e chamativos.
“- Eu só gostaria que nada disso tivesse acontecido. – Uma única lágrima desce pelo rosto dele. – O que quer que você tenha encontrado, eu só gostaria de poder fazer isso desaparecer.”
Ficha Técnica |
Livro Único Nome: Preciso Saber Autor: Karen Cleveland Editora: Planeta |
Skoob |
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.