Resenha | Princesa Sob os Refletores

Nota
4

“Só quero lhe revelar que existe ao menos uma pessoa que gostava de você muito antes de descobrir que você era princesa… E vai continuar gostando de você, haja o que houver.

Sinceramente, um amigo.”

Mia Thermopolis realmente acreditou que as coisas não podiam piorar. Há menos de um mês, a jovem de 14 anos descobriu que sua mãe estava saindo com seu professor de álgebra, que sua avó teria que lhe da aulas extras de etiqueta, que o cara por quem tinha um crush era um escroto que queria ser famoso as suas custas e que era a única herdeira do trono de um pequeno país na Europa. Sim, Mia era um PRINCESA!

Mas, Deus, como ela estava enganada! As coisas podiam sim piorar… E MUITO. Quando ela achou que sua vida ia começar a entrar nos eixos, sua mãe joga uma nova bomba em seu colo: Mia terá um irmãozinho (ou irmãzinha). Sério?! Os adultos não conhecem prevenção? Enquanto tenta digerir a nova informação, Mia é avisada que terá que dar uma entrevista em rede nacional enquanto se prepara para discursar em Genovia no fim do ano e ser devidamente apresentada ao povo de sua nova terra e tenta não bombar nas matérias escolares.

Mas nem tudo são problemas na vida da jovem princesa. Um admirador secreto lhe escreveu, dizendo que ela é a menina mais Josie de toda escola e que realmente gosta dela. Da pra acreditar? Mia com um admirador secreto! Enquanto tenta lidar com esse excesso de informações e descobrir a real identidade de JoCrox (embora ela tenha uma boa suspeita ou uma vaga esperança), Mia tem que lidar com as reais responsabilidades de seu novo status e tomar cuidado para não estragar a vida de todos que ama…

Mudanças sempre são complicadas, ainda mais quando são jogadas de maneira tão brusca e definitiva na sua vida. Mia realmente tenta se adaptar as novas mudanças, mas não existe adolescente que aguente ver sua vida virada de cabeça para baixo de maneira tão impar. E é sobre isso que Princesa Sob os Refletores trata.

O segundo volume da saga Diário da Princesa traz uma Mia aprendendo a lidar com responsabilidade e vendo seu mundo ser levado por um enxurrada de novidades. Meg Cabot tem uma escrita leve e divertida e nos transporta bem ao mundo principesco da jovem protagonista. Talvez, por estarmos acostumados aos exageros e eloquência da personagem podemos, enfim, aproveitar o livro como se deve. Então de cabeça no clima e curtindo as desventuras e trapalhadas da Princesa.

Mia aparenta estar mais madura do que no livro anterior. Embora seja bem extremista e dramática em alguns fatores, ela parece lidar e aceitar melhor as coisas nesse segundo volume. É gratificante acompanhar esse crescimento na personagem, além de entender melhor seus medos e receios. A protagonista aprende o verdadeiro poder que suas palavras possuem, e como isso pode ser distorcido e prejudicar a vida das pessoas ao seu redor. É um lição valorosa para alguém que vivia nas sombras até pouco tempo.

Lily se mostrou bastante irritante durante esse livro. A melhor amiga de Mia é uma defensora nata das minorias e de seus direitos, mas, em muitos pontos, ela parece apenas lutar quando lhe é conveniente, tendo atitudes bastante infantis e julgando a melhor amiga por algo que ela mesma está fazendo. Mas o final do seu arco é bem satisfatório e ajuda a recuperar a fé que tínhamos na personagem.

Grandmère se mostra ainda mais controladora e cabeça dura. Por mais que digam que ela não deve se meter nas coisas dos outros, ela toma a frente e desafia qualquer um que entre em seu caminho. Mas até ela parece ter toda uma evolução desde o primeiro livro, embora ainda seja manipuladora e bastante assustadora. Alguns pequenos traços tornam sua personalidade mais humana e confortável de lidar (ou talvez não).

A Editora Galera Record fez um ótimo trabalho no acabamento do novo volume, trazendo um conforto na leitura e nos fazendo imergir ainda mais no mundo fantástico da princesa mais amada de Nova York. Com uma capa que lembra um belo diário em tons vibrantes, o livro vai nos transportando ainda mais fácil por seu conteúdo e encantado o leitor.

Divertido e delicioso, Princesa Sob os Refletores nos traz uma aventura mais saborosa que seu antecessor. Além de mostrar o quão desastroso pode ser quando somos jogado à luz principalmente quando vivemos tanto tempo nas sombras.Outro fator interessante é que este livro pinta novas responsabilidades à sua protagonista e a deixa de um jeito mais humano e palpável para aqueles que, como Mia, começam a sentir o peso de uma Coroa na cabeça, seja figurativamente ou literalmente. Afinal, nunca sabemos, não é mesmo?

“Como se eu já não tivesse problemas suficientes. Como se minha vida já não tivesse ido por água abaixo. Eu simplesmente não sei o que mais estão esperando que eu aguente.”

 

Ficha Técnica
 

Livro 2 – O Diário da Princesa

Nome: Princesa Sob os Refletores

Autor: Meg Cabot

Editora: Galera Record

Skoob

Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *