Nota
Para ler, refletir, se identificar e rir muito.
O amadurecimento, o medo dos 30 anos, a gourmertização da vida moderna, os problemas cotidianos, os amores e os anseios que carregamos no peito. Basicamente tudo pode ser um bom tema para um texto da Ruth Manus, e isso é o que faz suas palavras terem tanto significado.
Com textos curtos e vibrantes, a autora nos faz refletir sobre vários problemas que vivenciamos dia após dia, buscando demonstrar que, muitas vezes, fazemos mais do que tempestades em copos d’água, enquanto que, em outras situações, não percebemos aquilo que mais nos faz mal ou o quão importantes e significantes são.
Uma leitura leve e divertida que merece ser lida e relida por todos, em várias fases da vida.
Não conhecia a escrita da Ruth Manus, mas o título do seu livro me seduziu. Depois disso, quanto mais eu lia, mais eu me encontrava nas suas crônicas! Livro maravilhoso, leve e real! Retrata fielmente todos os medos, sonhos, fracassos e intensidade da geração.
Com uma estrutura diferente o livro é dividido em blocos onde trazem:
No primeiro podemos observar a vida moderna e suas influências sob as pessoas, como a busca incansável por mais dinheiro, celulares, carros e viagens caras, mas esquecendo do mais simples: viver. Além disso tudo, ela demonstra como vivemos em um mundo em que a agressividade gratuita resultando em cada vez mais violência.
No segundo, ela nos conta sua história pessoal, com um grande afeto emocional, pois muitas passagens nos faz pensar e refletir sobre nossa própria família e como lidamos com cada um que faz parte delas, as formas de amor, até as intrigas.
Já na terceira parte, que podemos destacar aqueles momentos que são causas para abraços, fala sobre machismo, femininismo, homossexualidade, fuga da zona de conforto, violência, racismo e injustiça. Com certeza foi uma das parcelas que me deixou refletindo sobre as coisas que acontecem com as pessoas diariamente, tudo que sofremos.
O quarto bloco de crônicas envolvem o mundo mágico das viagens, principalmente suas experiências dentro de Portugal e como isso é difícil, mas só no começo. E finalizamos com muito amor, daqueles de fazer chorar e ouvir modão e beber até o bar fechar.
Ficha Técnica |
Livro Único Nome: Um Dia Vamos Rir de Tudo Isso Autor: Ruth Manus Editora: Sextante |
Skoob |
Andriele Santana
Nasci em 2001, pernambucana de muitos sonhos e amores que faz dos livros o portal para o conto de fadas que deseja viver.