Review | Charmed [Season 1]

Nota
4.5

“Nesta noite e nesta hora, busco o poder ancestral para que dê poderes para nós, três irmãs.”

Depois da morte de sua avó, Prue e Piper Halliwell voltam a morar na casa que pertencia a sua ancestral, e por coincidência, nessa mesma época Phoebe, a caçula da família, resolve voltar para casa. E é durante esse retorno que a jovem encontra um livro intitulado “Livro das Sombras” e acaba recitando um feitiço que desfaz as amarras que impediam as três de ter seus poderes usados.

Jogadas num mundo obscuro, o trio descobre que são descendentes de uma antiga bruxa poderosíssima e que são as Charmed Ones (Encantadas), o trio de bruxas profetizadas por Melinda que alcançaria o ápice do poder da linhagem, e que juntas possuem os três poderes supremos: Telecinese (Prue), Congelar o tempo (Piper) e Premonição (Phoebe).

As garotas passam então a ser caçadas por demônios e feiticeiros que buscam capturar todo esse poder, ao mesmo tempo em que precisam lidar com uma vida normal. Temos de um lado Prue, que precisa lidar com o reencontro com Andy, seu ex amor e agora policial, e se meter no meio de todas as investigações dele, já que o homem parece ter uma atração por assassinatos demoníacos, enquanto se equilibra com seu trabalho de avaliadora numa casa de leilões. Do outro lado temos Piper que precisa controlar a gerencia do Quake, um restaurante movimentadíssimo, enquanto prepara poções para destruir seres sombrios. Por último está Phoebe, que parece não conseguir emprego nenhum, mas vive tendo visões de desastres e inocentes que precisam ser protegidos.

A série de 1998 foi lançada pela WB, canal da Warner que hoje se transformou no CW, e teve uma primeira temporada cheia de historia e construção em seus 22 episódios. Logo no inicio a trama se torna um tanto como forçada, pela forma como as bruxas rapidamente parecem aprender a usar seus poderes primários e a despertar o Poder das Três, mas no decorrer da trama vamos nos acostumando e as coisas vão pegando um ritmo melhor, dando mais tempo para entendermos as tramas de Leo, Andy, Victor e até um pouco sobre Rex e Hannah.

Mas claro que, considerando a época, é inegável mencionar o quanto os efeitos especiais são de encher os olhos, desde a fumaça nas poções, até as paralisações no tempo, e inclusive nas (ainda que precárias) aparências sombrias dos monstros, a serie consegue dar um Q a mais mesmo passando pelas limitações que não temos hoje em dia, e tudo é ainda mais abrilhantado pelas atrizes que vivem Prue (Shannen Doherty), Piper (Holly Marie Combs) e Phoebe (Alyssa Milano). Se os efeitos especiais são limitados porém charmosos, as atrizes são verdadeiramente encantadas, compensando todos os limites da época com a sua atuação. Shannen consegue transmitir toda a seriedade e responsabilidade de irmã mais velha, enquanto Holly traz toda a loucura que a vida de Piper possui com todo o seu ar impulsivo, por último temos o show a parte da Alyssa, sendo a divertida e despreocupada do trio, aquela que está sempre correndo atrás do perigo sem titubear.

Mas não é só de bruxas que se faz o show. Temos o charme de T.W. King, que rouba nosso corações com a atuação de Andy, nos deixando angustiado a cada episodio que ele luta para conquistar Prue e não consegue pelo simples fato da bruxa ter medo da rejeição que ele pode ter ao saber seu segredo. Temos ainda Brian Krause como o misterioso Leo, que chega como um simples ajudante e logo ganha sua luz quando é revelado seu grande segredo.

Um clássico que marcou época, Charmed é, ainda hoje, um programa que deve ser visto e revisto, principalmente pela sua enorme capacidade de conquistar, angustiar e despedaçar nossos corações. Ela se tornou ainda mais gostosa de ver agora que temos um remake sendo produzido, e onde, não se pode negar, é impossível não comparar as duas séries e é sempre bom ver ambas antes de julgar.

 

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Resposta de 1

  1. Acompanhei todas as temporadas comprei vários DVDs desde a primeira até a última temporada e uma pena que não tenha mais elas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *