Review | Elite: Histórias Breves [Nadia & Guzmán]

Nota
3

“Não vem me falar que não quer ver o Guzmán.”

Já faz um tempo que Nadia se fixou em Nova York, aproveitando a bolsa de estudos que ganhou, mas um convite de casamento de sua irmã mais velha, que havia fugido com um homem há anos, faz com que ela volte brevemente para a Espanha, onde precisará encarar novamente os dilemas e pressões de sua família e confrontar Guzmán, por quem ainda é apaixonada mas não sabe se será capaz de viver um relacionamento à distância. O problema, no entanto, surge quando Nadia começa a perceber que a vida não é tão simples como ela imaginava que seria, ela não consegue ter coragem de encontrar Guzmán e acaba de descobrir que ele quis fazer uma surpresa indo visita-la em Nova York exatamente no dia em que ela não vai estar lá: o fim de semana do casamento.

Em 13 de maio de 2021, a Netflix anunciou oficialmente que a vindoura quarta temporada de Élite seria precedida por uma minissérie spin-off intitulada Elite: Short Stories (que no Brasil se tornou Elite: Histórias Breves), uma minissérie que seria dividida em quatro ‘temporadas’, cada uma com três episódios de cerca de 10 minutos, focadas em quatro histórias interligadas, e que estreariam entre 14 e 17 de junho de 2021. Nadia & Guzmán é a segunda delas, disponibilizada pelo streaming no dia 15 de junho e girando em volta da complicada relação que foi construída entre Nadia e Guzmán, um amor que é tão avassalador que foi capaz de mudar a vida e a personalidade dos dois, e que pode ser capaz de faze-los cometer loucuras, o que deixa Nadia tão amedrontada, com medo de abrir mão do seu futuro para viver esse tórrido amor. Repetindo a atmosfera da leva anterior de episódios, as três partes dessa história vai fundo nos dilemas e medos dos seus personagens, mesmo que dessa vez estejamos explorando apenas Nadia.

O personagem de Miguel Bernardeau se torna apenas um coadjuvante na sua própria história de amor, a leva de episódios não gasta tempo repetindo os dilemas de Guzmán que já nos foi mostrado, dando muito mais espaço para vermos o lado de Nadia da história, fazendo ele ser apenas uma participação no primeiro episódio e um co-protagonista superficial no terceiro. O grande foco da temporada é Mina El Hammani, que está cheia de camadas para explorar, Nadia está tentando se desconstruir e vencer seus demônios, ela teme que toda aquela paixão do colégio tenha passado, que acabe descobrindo que o amor não existe mais, ao mesmo tempo ela teme que aquela paixão esteja ainda maior, que todo o amor esteja intenso e ela resolva largar tudo para viver ao lado de Guzmán, que ela acabe largando seus sonhos, suas metas, sua vida, para viver em função de um amor, algo que ela sempre lutou para que não fosse seu futuro.

Com uma trama complexa e bastante intimista, Elite: Histórias Breves – Nadia & Guzmán é um capitulo duro na história de amor que viemos acompanhando desde a primeira temporada da série original, ela explora uma fase complicada no casal que tanto shippamos e mostra que a série está pronta para quebrar aquele ar de intocáveis que a dupla possui. Muito mais fluidos, os episódios passam rápido mas também parecem não ter muito conteúdo a adicionar, deixando um grande dilema para ser resolvido na série mas não tendo substancia suficiente para agradar por si próprio. No final temos mais uma pequena expansão no universo narrativo da série original, mas essa minissérie não deixa aquele gostinho de quero mais e de conexão que almejamos.

“Nosso encontro foi quase uma miragem, e eu não quero ficar presa a uma miragem.”

 

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *