Nota
“Quem dera o câncer também saísse de férias…”
Quando Ander teve câncer e precisou fazer quimioterapia, ele acabou conhecendo Alexis, com quem construiu uma grande amizade. Agora que o verão chegou, ele e Omar decidem voltar ao hospital para apoiar esse amigo na sua luta contra essa terrível doença, tudo ao mesmo tempo que eles tentam retomar o relacionamento que quase foi destruído por conta de doenças e traições. Numa tentativa de tirar Alexis do baixo-astral hospitalar, Ander acaba convencendo Omar a iniciar uma profunda aventura que começa com uma visita à nova casa de Rebeka e vai até lugares inimagináveis.
Em 13 de maio de 2021, a Netflix anunciou oficialmente que a vindoura quarta temporada de Élite seria precedida por uma minissérie spin-off intitulada Elite: Short Stories (que no Brasil se tornou Elite: Histórias Breves), uma minissérie que seria dividida em quatro ‘temporadas’, cada uma com três episódios de cerca de 10 minutos, focadas em quatro histórias interligadas, e que estreariam entre 14 e 17 de junho de 2021. Omar & Ander & Alexis é a quarta, e última, delas, disponibilizada pelo streaming no dia 17 de junho e nos puxando para o poderoso sentimentalismo do dualismo oncológico representado por Ander e Alexis. Apesar de termos a presença de Omar, é Ander quem é colocado em pauta, sendo descascado violentamente quando precisa encarar o inimigo que venceu a pouco tempo, Ander enxerga nos olhos de Alexis toda a dor que passou e venceu, mas que o amigo ainda não foi capaz de derrubar, e isso acaba se tornando uma oportunidade ideal para o jovem revisar seus conceitos de vida.
Protagonizando essa leva de episódios, Arón Piper empresta a Ander uma profundida inesperada, temos a chance de ver o garoto ir fundo e revisitar sua dor ao mesmo tempo que explora sua empatia, e isso só engrandece ainda mais o personagem, levando-o a uma fragilidade que pode interferir bastante nos eventos da quarta temporada da série original. Ander venceu o câncer mas também se apegou a Alexis, e é através de Alexis que ele precisa olhar a outra face da moeda, a dor, a desistência, a falta de esperança, Alexis se torna um catalisador para o crescimento que Ander tanto precisava, e é impossível não elogiar Jorge Clemente por isso. Clemente desenvolve um Alexis frágil, cheio de bom humor e de resistência enquanto encara um dos momentos mais difíceis que poderia imaginar, sua vida mudou completamente por causa do câncer e nesse momento ele está vendo tudo virar de cabeça pra baixo novamente e Ander sendo arrastado junto, uma situação que fortalece a amizade dos dois e que acaba dando forças para Alexis tomar uma gigantesca decisão.
Construindo um plot intenso e incisivo, Elite: Histórias Breves – Omar & Ander & Alexis não poupa seu público na hora de falar sobre doença, e é justamente essa atitude que torna o episódio tão profundo e nos toca numa parte tão dolorosa do nosso coração. O dilema de Alexis pode ser o guia dos eventos dos episódios, mas o verdadeiro enredo é sustentado pela forma como Ander absorve todos os fatos, pela forma como ele precisa amadurecer e se tornar uma nova pessoa, pela forma como fica claro que Alexis vai marcar não só a vida de Ander, mas de todos os espectadores. Bem carregado de emoções, mas ainda um pouco trôpego no roteiro, os episódios dessa leva trazem um peso ainda maior para a carga emocional de Ander mas deixa aberto alguns pontos que podem prejudicar um pouco a experiência para os que o assistem.
“Se você morrer, o mundo não tem sentido.”
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.