Review | Kimi ni Todoke [Season 1]

Nota
4

Kuronuma Sawako é uma estudante de colegial que acabou de entrar no ensino médio. No entanto, ela sempre levou uma vida solitária no colégio, já que todos da escola tem medo dela e espalham rumores sobre ela ser amaldiçoada e enfeitiçar todos que cruzarem em seu caminho. Por conta disso, Sawako foi apelidada de Sadako, o nome original da antagonista do filme Ring – O Chamado (1998), devido ao seu cabelo longo e preto que se assemelha bastante à personagem do filme. Sawako na verdade é uma menina muito doce e tímida e por isso ela cativou a atenção de Kazehaya Shouta, um garoto extrovertido e que tem diversos amigos. Por coincidência do destino, os dois acabam na mesma sala do primeiro ano do ensino médio, e após Kazehaya se apaixonar à primeira vista por Sawako, ele encontra um motivo para ajudá-la a fazer amigos e que consigam se aproximar mais. Mesmo com Kazehaya se aproximando de Sawako, muitos ainda sentem medo de chegar perto dela, fazendo os seus rumores sobrenaturais se espalharem e aumentarem ainda mais. Mas após algumas alunas se recusarem a sentar perto de Sawako, Ayane Yano e Chizuru Yoshida acabam decidindo defendê-la e começam a se sentar junto de Sawako, dando assim início a uma grande amizade entre as três. Kimi ni Todoke é um mangá Shoujo que após tantos anos já pode ser considerado um clássico do seu gênero. Cheio de intrigas e conflitos, o anime promete emocionar e divertir os fãs de romance.

Produzido pelo estúdio de animação Production I.G., conhecido por animes como Psycho-Pass e Haikyu!!, Kimi ni Todoke estreou em 2009 contendo 25 episódios. Baseado no mangá de mesmo nome, a série em mangá fez bastante sucesso desde 2005 quando começou a ser publicada, rendendo 30 volumes, assim como mais 30 volumes no formato de light novel e que trouxe para sua autora, Karuho Shiina, o prêmio de melhor mangá Shoujo em 2008 no Kodansha Manga Award. A obra de Karuho representa muitíssimo bem o gênero Shoujo por sua estética e narrativa. A estética é o que mais exala Shoujo em Kimi ni Todoke, por trazer todos os clichês de cena que são necessários para se construir esse tipo de narrativa, como os cenários sempre em tons claros e que corroboram com as cenas românticas ou emotivas, as reações exageradas de personagens em momentos dramáticos se distanciando dos momentos cômicos da série, além da aparência dos personagens sempre alta e esguia que já é o esperado para a estética do gênero. A narrativa também é um ponto alto que torna Kimi ni Todoke um exemplo ao gênero, sendo super dramática, mas ao mesmo tempo com temas que faz o espectador ter uma enorme empatia pela personagem da Sawako que tem um desenvolvimento bastante progressivo ao longo da sua jornada. Mas além disso a série também está no gênero de Slice of Life, que representa o dia-a-dia dos personagens de forma lenta e gradual, assim como de comédia romântica, tendo uma comédia super leve e que condiz bastante com a sua personagem principal.

Uma das maiores qualidades de Kimi ni Todoke é a construção de seus personagens, que é leve e gradativa à medida que correm os episódios. Sawako, por exemplo, na primeira temporada, está no começo da sua jornada de conseguir novas amizades, e por mais que sempre tenhamos a visão dela sobre os fatos, não temos com exatidão a sua personalidade bem construída, já que vemos ela se conhecendo a medida que ela vai aprendendo a socializar com seus colegas de classe. O anime também aborda temas pesados como bullying, mas que não são levados ao extremo, tendo uma abordagem,  apesar de bastante pesada por conta da exclusão das personagens, bem leve em comparação com outras obras que tratam da mesma temática. Apesar do Kazehaya ser um dos fatores que levaram a Sawako a fazer novas amizades, as razões pela qual a Sawako começa de fato a se conhecer melhor é sua amizade com Ayane e Chizuru, que é sem dúvida a melhor construção desse enredo.

Ayane, apesar de ter a mesma idade das outras meninas, tem muito mais experiência e acaba vendo algumas coisas antes mesmo delas acontecerem, o que quebra em alguns momentos com diversos clichês de romances inseridos na trama e fazem a história andar com mais facilidade, especialmente nessa primeira temporada. Chizuru por sua vez é, por incrível que pareça, o lado mais sentimental dessa amizade entre as três, tendo essa aparência de brava e durona ela vai aos poucos se tornando o suporte emocional das duas amigas. Já Kazehaya tem um desenvolvimento super lento. Seu personagem acaba sendo muito mais misterioso do que o esperado, mas acaba fazendo sentido para esse momento, tendo um foco de suporte inicial para os dramas que a Sawako acaba sofrendo, e servindo como um apoio em meio ao bullying que ela sofre e que muitas vezes nem repara que acaba sofrendo.

A primeira temporada de Kimi ni Todoke é repleta de dramas, sendo um prato cheio para os fãs de romance. Com uma personagem principal super engraçada e carismática, a tímida Kuronuma Sawako faz quem a assiste se apaixonar por sua até então personalidade desajeitada e retraída. O romance entre os protagonistas segue de forma super lenta, até porque a proposta da primeira temporada é justamente para a Sawako sair da solidão e criar suas primeiras amizades. Surgindo assim o trio de amizade fofíssimo entre Sawako, Ayane e Chizuru, onde as três passam por diversas intrigas até conseguir criar uma amizade sólida e de confiança mútua. O anime foi baseado em um mangá premiadíssimo que representa bem o gênero de romance Shoujo e de Slice of Life, representando a vida cotidiana dos colegiais com bastante humor, mas muito e muito drama também, típico de um anime de romance. Apesar de manter uma estética de estereótipos de sua época, Kimi ni Todoke também foge de alguns clichês de forma surpreendente, com personagens femininas fortes e que não deixam barato quando mexem com elas. Kimi ni Todoke teve seus direitos de exibição comprados pela plataforma Netflix em meados de 2023 e está disponível para streaming no catálogo da plataforma.

 

Ilustradora, Designer de Moda, Criadora de conteúdo e Drag Queen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *