Review | Natal em 3 por 4 [Season 1]

Nota
4

Quando Maria saiu para patinar no gelo escondida, Esther Adela precisaram ir buscar a irmã, mas o natal delas iria mudar completamente nesse dia. As três irmãs acabaram encontrando Valentina, uma adolescente ferida que é filha de um criminoso procurado, as garotas recebem do homem a missão de esconder a jovem para garantir a segurança dos pais delas. Com medo do assassino, as garotas levam Valentina para o galpão da casa delas, mas o natal é uma festa de família, e quando os pais das garotas descobrem sobre a filha do criminoso uma tensão surge.

A família fica dividida, com alguns achando melhor entregar a garota à policia e outros achando melhor proteger a doce e inocente criança, e antes que alguma decisão seja tomada, o Policial Manuel chega à porta da casa, e Isabel, mãe das garotas, resolve obrigar seu marido, Mateo, a esconder a menina. Uma noite de natal cheia de perigos segue e um segredo mortal nasce no meio dessa família. Quando Manuel morre e Isabel adota Valentina, toda a vida dos familiares mudam, e as três irmãs passam a ser quatro, o quarteto de Natal em 3 por 4.

A nova série de natal da Netflix tem apenas três episódios, que reflete justamente o que seu nome afirma, Natal em 3 por 4 conta a história de três natais marcantes na vida de quatro irmãs, três fases na vida delas que parece mudar completamente a dinâmica de família que elas acreditavam conhecer. Enquanto o primeiro episódio mostra elas crianças, sendo altruístas e salvando uma vida, os episódios seguintes mostram elas adultas, tendo que lidar com a união e a revelação de novos segredos, elas precisam desde cedo aprender a crescer sob a sombra de um segredo que aos poucos se multiplica e as consome, tornando as irmãs cada vez mais unidas, cada vez mais fortes, cada vez mais em perigo.

Vemos as irmãs crescerem aos poucos, vemos o destino que cada uma delas tomou, vemos a forma como o Doutor Juan, aquele jovem rapazote que estava na fatídica ceia de natal, foi absorvido na família ao se casar com Valentina, e como Antonio, o filho do policial Manuel, acabou se envolvendo com a família que matou seu pai, mesmo sem saber, se casando com Adela e tendo vários filhos com a mais quieta das irmãs. Ver a forma como a esperta Esther evoluiu, se tornando uma independente mãe solteira, que reflete sua força em sua filha Lorena, como Valentina se tornou dura e forte ao mesmo tempo que se apegou a Isabel e suas novas irmãs, ver como a submissa Adela virou a dona de casa e mãe, mas conseguiu ter força suficiente para resistir com seu segredo, mesmo que vendo o impacto que tudo isso causa em seu marido, e é ainda mais divertido ver a forma como Maria se tornou a jovem independente, com ideais cada vez mais fortes e um empoderamento sutil ao mesmo tempo que preciso.

Claro que toda a preciosidade do longa se deve à direção e o roteiro de Pau Freixas, que cria uma trama tão sutilmente sublime que vai aos poucos tecendo suas teias natalinas, construindo uma história que tenta enterrar segredos acima de segredos, que reflete da forma mais real o funcionamento das famílias e seus encontros de natal, onde segredos ressurgem e a culpa renasce, uma reunião onde vemos a alegria e a angustia serem empurradas pela barriga, um reencontro onde o limiar entre o segredo e as revelação fica frágil. As atrizes que fazem as irmãs são outro show a parte, são três quartetos que brilham em tela durante os três episódios: as irmãs na infância, as irmãs na juventude e as irmãs na idade adulta.

A série traz seu mérito na forma de perspectivas, vemos os segredos dessa família serem vistos sob pontos de vistas, não de pessoas mas de épocas. A dinâmica familiar das irmãs e seus pais é a protagonista do show, vemos a forma como as comemorações de natal ficam marcadas após a morte de Manuel e como o peso desse segredo parece afeta-los, aos poucos vemos que a morte de Manuel não é o único segredo que persegue essa família, e vamos vendo aos poucos o quanto os anos podem mudar a forma como os segredos são vistos. A passagem de tempo é eficiente para nos mostrar as diferentes formas de enfrentar os confrontos íntimos, é a forma que vemos o quanto um segredo muda a medida que o tempo passa.

 

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *