Review | Os Feiticeiros de Waverly Place [Season 1]

Nota
5

Os Russo são uma típica família Nova yorkina, que cuida do negocio da família na Waverly Place enquanto tentam sobreviver ao corre corre da cidade. Mas, os Russo possuem um grande segredo que não podem relevar a ninguém: eles são feiticeiros. Alex (Selena Gomez), Justin (David Henrie) e Max (Jake T. Austin) tentam levar um vida normal enquanto são treinados pelo seu pai, Jerry (David DeLuise) para descobrir quem será o próximo feiticeiro da família.

Enquanto tentam viver entre os dois mundos, Alex procura se divertir e facilitar sua vida ao máximo com o uso de seus poderes, enquanto Justin quer usá-los para torna o mundo um lugar melhor, já Max procura fazer as coisas mais bizarras e confusas com seu dom recém descoberto. Em meio a personalidades tão distintas, Jerry tenta explicar a importância da magia e como ela deve ser usada com cuidado para não revelar o mundo mágico aos mortais.

Entre a confusões, encrencas e feitiços mal executados, os irmãos Russos tem que aprender a dominar sua magia e resolver as questões da adolescência, enquanto lidam com criaturas mágicas, segredos tempestuosos e um desafio grandioso, onde só um deles sairá vitorioso e com todos os poderes da família.

Após participar avidamente como escritor e produtor de consulta na primeira temporada de Hannah Montana, Toddy J. Greenwald teve a brilhante ideia para um novo show para o Disney Channel trazendo a magia de volta aos estúdios. E assim, em 12 de Outubro de 2007 estreou a brilhante Os Feiticeiros de Waverly Place, acompanhando a vida dos irmãos Russos e seus segredos mágicos na época mais complicada para qualquer ser humano: a adolescência.

Com episódios de 22 minutos, o sitcom foca bastante nas diferentes personalidades dos seus protagonistas e na rivalidade entre irmãos que toda família conhece tão bem. Cada um tem sua forma distinta de pensar, e cada um analisa a magia de uma forma distinta e criativa. A série mostra as loucuras diárias sofridas pelos protagonistas, mas foca no âmbito familiar, utilizando alguns padrões apresentados na época para seu formato, mas abusando dos efeitos visuais para encarnar o espirito mágico que o programa exigia (embora nem sempre eles sejam tão maravilhosos assim), trazendo um publico novo ao canal e expandindo a programação conquistada, trazendo confusões divertidas e construindo bem seus protagonistas a ponto de torcemos e nos identificarmos com um ou outro enquanto a serie avança.

É impossível assistir ao programa e não ter um favorito. Seja pela debochada Alex, o esperto Justin ou o divertido Max, o próprio show nos apresenta a rivalidade que consegue atravessar a telinha e dominar o público. Afinal, quem nunca se identificou com uma rixa de irmãos e não quer que seu favorito ganhe o premio final?

A série ainda apresentou Selena Gomez devidamente ao mundo, sendo que a mesma só tinha feito pequenas participações em filmes e séries do canal, mas agora ganhou seu devido destaque e conduziu bem sua personagem ao longo dos episódios. Não só Selena era carismática como todo o elenco era extremamente cativante e envolvente, sabendo lidar bem com o absurdo das situações e se divertir com o exagero e fantasioso programa que se apresentava. Cada um parece extremamente confortável em seu papel e isso é transmitido ao publico, que se tornou fã desde o primeiro episódio da longa jornada dos Russo.

Alex é esperta e manipuladora, sempre tentando tirar proveito das situações e sendo pouco disciplinada nos feitiços e na escola. A irmã do meio é debochada e sabe usar bem seus dons para conseguir seus objetivos… Mesmo que isso cause uma confusão tremenda, que pode colocar tudo a perder. Justin é o irmão mais velho e o mais responsável entre todos. Com uma sede tremenda por conhecimento, o jovem nerd reluta em quebrar as regras e odeia o quando sua irmã pode sair impune de certas situações, usando magia sem pensar duas vezes antes de entrega-la aos pais. Mas, mesmo o mais certinho entre os Russo pode quebrar as regras de vez em quando, para se vingar de sua irmã malvada ou conquistar uma garota.

Max é o caçula da família e tem uns gostos um tanto quanto peculiares. O garoto pode não estar na linha de frente na rixa entre seus irmãos, mas ajuda bastante nas pegadinhas e sabotagens que um faz contra o outro. Jake T. Austin mostrava aqui sua veia cômica e tinha um time preciso para as piadas e esquisitices do garoto caçula, arrancando risadas e um certo desconforto com seu modo de pensar, mas nos divertindo tremendamente durante a serie. Harper (Jennifer Stone) é a melhor amiga mortal de Alex. Extrovertida, alegre e com um gosto bem peculiar para as roupas, a garota é bastante próxima da família e serve como contrabalanço das maldades de Alex. Harper não sabe do segredo de sua melhor amiga e tem uma não tão secreta paixão por Justin, que se mostra indiferente a seus sentimentos.

Theresa (Maria Canals-Barrera) é a matriarca da família, e junto com seu marido tenta colocar ordem na casa. E, embora não tenha uma presença tão marcante no início da temporada, a mãe Russo ganha seu merecido reconhecimento no episódio Quinceañera, onde vemos o ótimo relacionamento com Alex. Atenciosa e acolhedora, nos transmite todo o carinho que sente por seus filhos e seu lar. Theresa tenta manter vivida sua raiz latina e conciliar o ambiente dos filhos com seus costumes mexicanos. Jerry abandonou seus poderes para poder casar com a mulher que ama, já que um feiticeiro não poderia casar com uma mortal. Agora, ele tenta ensinar aos seus filhos a lidar com sua magia e a entender que nem sempre eles podem recorrer a mesma. O casal é adorável e divertido, trazendo aquela velha vergonha alheia de pais, que se forçam a entrar no mundo de seus filhos adolescentes, mas despertando o carinho do telespectador.

Com varias referencias a cultura pop (como uma estranha escola de magia muita parecida com uma saga de literatura britânica sobre um garoto bruxo ou ate mesmo uma citação supercalifragilisticexpialidoce) Os Feiticeiros de Waverly Place encantam e divertem, trazendo uma engraçada comedia cheia de feitiços e brigas, mas que aquece nossos corações como poucas conseguem fazer. E, acredite, todo cuidado com tudo que vê, pois nem tudo é o que parece ser.

 

Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *