Nota
“O Mistério Começou…”
Bem-vindos a Baía Cristal, o lugar mais aterrorizante da Terra. Lar de inúmeros fantasmas, como o Cavaleiro Negro, o Mineiro de 49 ou ate mesmo o icônico Fantasma da Lua e de um grupo de jovens intrometidos com um gosto peculiar para o mistério.
Fred Jones Jr. (Frank Welker), Daphne Blake (Grey DeLisle), Velma Dinkley (Mindy Cohn), Salsicha Rorges (Matthew Lillard) e seu inseparável cão Scooby-doo (também dublado pelo incrível Frank Welker) formam um time sem igual, percorrendo a cidade em busca de pistas e solucionando os inúmeros mistérios que ocorrem na cidade. Mas isso não agrada nada os adultos locais, que veem as intromissões das crianças como um empecilho pro desenvolvimento turístico do local baseado nas lendas e aparições sobrenaturais que os adolescentes insistem em desmascarar.
Em meio a estranhos desaparecimentos, aparições fantasmagóricas e monstros surreais, o grupo acaba encontrando um segredo obscuro que se esconde na base fundamentar de Baía Cristal. Seguindo as dicas misteriosas do Senhor E (Lewis Black), os jovens se aproximam de uma lenda amaldiçoada que acarretou no desaparecimento sem solução de quatro jovens e seu animal de estimação, denominados como Mistério S.A. Mas desvendar esse mistério vai exigir muito dos garotos e mostrar que certos segredos deveriam permanecer sem resolução.
Scooby Doo! Mistérios S/A é a décima primeira encarnação da franquia de sucesso que conquistou uma legião de fãs ao longo das décadas. Com quase 50 anos de existência e uma marca memorável na memória e nos corações do seu público, a serie animada entra em um dilema sem precedentes: como repaginar seus personagens e trazer algo novo sem perder a essência e o toque emblemático que cativa o público ate os dias atuais?
Com elementos revisados e uma áurea mais sombria, o novo capitulo da turma estreou no dia 5 de abril de 2010, trazendo um novo ar à franquia e personificando tudo que conhecemos e amamos. Todos os elementos clássicos estão lá, mas de uma maneira mais acentuada e repleta de uma nova profundidade, que se mostra uma grata surpresa para aqueles que acompanham a saga de mistérios.
A nova releitura não esquece seu passado e faz ótimas referências as outras encarnações do desenho. Seja pelo museu sobrenatural de Baia Cristal (lar de inúmeros casos emblemáticos da turma) ou citações a antigos companheiros (como o energético Flim Fla e o controverso Scooby-loo… quer saber, não vamos falar sobre ele agora) a série usa ótimas piadas e nos da aquela piscadinha como se estivesse acariciando os fãs mais assíduos. O desenho ainda apresenta inúmeras participações aos olhos atentos, como Pedrita e BamBam ou a nada sutil de velhos conhecidos dos amantes da Hanna-Barbera.
Com traços mais acentuados e um background maior para as aventuras, a serie mostra a que veio e nos diz que nada é o que parece ser. Não me entenda mal, os monstros semanais ainda estão presentes mas sempre parece ter algo maior rondando nossos protagonistas. As diferenças começam logo no primeiro episódio, quando somos apresentados devidamente a família de cada um. Conhecemos seus cotidianos e suas inseguranças, assim como o descontentamento dos pais com as escolhas dos filhos, trazendo um ar mais humano aos personagens e nos aproximando ainda mais da turma.
E por falar em um ar mais humano, não podemos ignorar os relacionamentos entre os protagonistas que levantam velhos questionamentos que os fãs de scooby-doo sempre apresentaram. Velma e Salsicha e Fred e Daphne se encontram em relacionamentos bastante complicados. Enquanto uns se mostram controladores e possessivos, outros se mostram desinteressados e evasivos perante os acontecimentos e ultimatos.
Velma se mostra ciumenta e obstinada a mudar a maneira de Salsicha se portar. Repreendendo os costumes do namorado secreto e controlando suas ações de uma maneira extremamente abusiva. A CDF ainda sente um incomodo com a relação de amizade entre Scooby e Salsicha, colocando o rapaz contra a parede varias vezes para que ele escolha entre seu namoro ou seu melhor amigo.
Salsicha tenta manter seu namoro em segredo a todo custo. Com medo de sua relação interferir no laço do grupo (e machucar os sentimentos de Scooby) o medroso do grupo foge dos ultimatos de Velma como o diabo foge da cruz. Sempre preocupado com todo esse caos emocional, ele se vê varias vezes entre a cruz e a espada enquanto tenta lidar com as situações cada vez mais embaraçosas.
Daphne é perdidamente apaixonada por Fred. A patricinha se mostra atenta e atenciosa mas se vê frustrada a cada nova tentativa e ao ser colocada em uma friend zone sem tamanho. Embora seus pais claramente desaprovem o envolvimento da garota, Daphne esta disposta a tudo para viver a vida do seu jeito e encontrar seu próprio destino, sem seguir a sombra de suas irmãs.
Fred é obcecado por armadilhas e tem sérios problemas em demostrar seus sentimentos. Devido a relação fria com seu pai (o prefeito), o líder do grupo vive querem do agradar e satisfazer as vontades do seu progenitor, embora seja mais visto com um empecilho do que um orgulho para o mesmo.
Em meio a tudo isso temos o adorável Scooby, com sua presença marcante e inocente o protagonista canino trás um alivio maravilhoso a trama mais sombria, nos fazendo gargalhar e adorar ainda mais sua presença em tela. Scooby encontra novos dilemas e tem que lidar com a possibilidade de ser apenas um mascote na trupe, quando sempre se viu como companheiro de todos ao seu redor.
Todos esses dilemas balançam a equipe e trazem ramificações profundas ao longo da temporada. Cada uma delas é tratada com seu devido respeito e mostra o cuidado que os produtores tiveram com a serie. Além dos nossos protagonistas, merecem destaque Anjinha Dinamite (Vivica A. Fox), uma Dj que sempre ajuda os garotos aparenta saber mais do que demonstra, o Xerife Bronson Stone (Patrick Warburton) que sempre se demonstra uma pedra no caminho dos jovens e o prefeito Fred Jones Sr. (Kate Higgins), que parece se preocupar muito mais com atrair turistas do que com a segurança de seus eleitores.
Com uma animação excelente e um roteiro magnífico, Scooby-Doo! Mistério S/A trás uma nova leitura a um dos clássicos mais amados de todos os tempos. Trazendo uma trama mais sombria e um sentimento épico ao contar sua história, nos instigando a continuar acreditando em seu potencial enquanto resolvemos um mistério magnifico que nos deixa de cabelo em pé como só scooby-doo consegue fazer.
“A maldição começou, escute o que eu digo. A verdade escondida termina comigo.”
Phael Pablo
Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...
Resposta de 1
Como eles conseguiram descobrir todas comprei todas as missões