Nota
“A líder da rebelião das Crystal Gems. A Gem que despedaçou a Pink Diamond. Eu não sou meu pai. Eu sou minha mãe.”
Depois que Steven encara Aquamarine e as Topaz, ele decide enfrentar o julgamento pelos crimes de sua mãe. Mesmo não sabendo o que Rose Quartz fez de errado, ele se preparar para encarar Yellow e Blue, e descobrir de uma por todas o que aconteceu no assassinato da Pink Diamond, uma Diamante que ele mal conhece mas vem atormentando sua vida desde que foi revelada. A tirana Diamante, dona de Rose e que foi destruída por sua subordinada.
A temporada começa indo muito mais direto ao ponto com “Stuck Together”, onde vemos Steven e Lars sendo levados a Homeworld e tocando o coração que existe nas Topaz, mostrando que toda Gem pode ser tocada pelos sentimentos. A trama esquenta mais após cada episodio, com “The Trial” (Episodio 2) mostrando um pouco do que parece ser a nave de White, com “Off Colors” (Episodio 3) nos mostrando o que existe no submundo de Homeworld e nos fazendo chorar pelo Lars, e “Lars’ Head” (Episodio 4) nos fazendo pagar a língua e amar o que Lars virou. A trama segue com episódios de tirar o folego, como a primeira aparição de Pink Diamond em “Jungle Moon” (Episodio 12) e as bombásticas revelações de “Can’t Go Back” (5×17) e “A Single Pale Rose” (5×18).
“Talvez eu me encontre sentada naquela praia distante
Talvez eu não esteja sozinha”
Cheia de profundidade, a quinta temporada da série leva muito mais a sério a mitologia das Gems, enquanto nós passamos 4 temporadas querendo entender o que é Homeworld, a quinta temporada joga tudo no nosso colo para que tenhamos que engolir a força toda a existência do Planeta Natal, começamos com a ida de Steven ao julgamento, com uma rápida vista aérea da cidade e cheio de elementos para compreender, depois passamos pelo processo de ver todas as mudanças e amadurecimentos que Beach City começa a passar, mostrando que não só a série está amadurecendo, como a trama está se levando a sério. Quebrando paradigmas e nossos corações, a temporada não só tira nosso chão com a revelação sobre o paradeiro da Pink Diamond, como ainda nos deixa babando de amores com o polemico casamento de “Reunited”(5×23 e 24).
Nessa temporada vemos muito mais do desenvolvimento dos personagens, pouco a pouco vamos vendo o quão insegura e culpada está Perola, cedendo cada vez mais ao sofrimento pelos segredos de Rose, que ela guarda e se libertando aos poucos desse peso, já Garnet está muito mais determinada no que está fazendo, passando por uma “crise de identidade” quando o segredo de Rose é revelado, mas enxergando, com a ajuda de Perola, qual a realidade por trás das escolhas que Rose teve no passado, por que a morte de Pink foi tão importante para a terra e por que Garnet foi um ponto crucial para o inicio da guerra Gem. O desenvolvimento é ainda maior para Ametista, que muda completamente deixando de ser aquela criança mimada que sempre vimos e se tornando a mais madura de todas as Crystal Gems, uma coisa que nunca achei ser possível, temos ainda uma evolução significativa para Steven, que não só passa a duvidar de si mesmo como precisa lidar com uma responsabilidade ainda maior, com um erro do passado de sua mãe, com um segredo avassalador e com a esperança de mudança, lidando com toda a culpa e tentando mudar o mundo com o poder da conversa e da emoção.
“She’s Gooooooooooone”
Aos poucos vamos vendo o acolhimento de Lápis e Peridot dentro das Crystal Gems, e até a volta de personagens que achamos não ser possível ver tão cedo ao lado das revoltosas. Temos com toda a certeza uma nova realidade das Crystal Gems, temos a certeza de que os arcos se fecham com maestria e que não sabemos o que vem pela frente. Quando chegamos em Homeworld, temos muito mais a aprender, conhecendo a função de cada gems, a verdadeira historia de Pink Diamond, vendo como funciona a hierarquia gem, e vendo um lado muito mais humano nas ‘vilãs’ que tanto odiamos, vamos vendo as emoções sinceras e carinhosas de Blue, vemos o coração por trás da armadura indestrutível de Yellow, o talento por trás da frieza de Blue Pearl e a ingenuidade por trás da ranzinzes de Yellow Pearl.
E depois de 24 episódios que nos deixa no ar, a série ainda pisa na nossa sanidade ao lançar “Legs from Here to Homeworld” (5×25) em 21 de Julho de 2018, quase 1 mês depois do episodio 24, nos deixando pirando com o que encontramos em Homeworld e prontos para uma sexta temporada, mas eis que vem Battle of Heart and Mind para nos mostrar que não acabou e trás mais 4 episódios que não só acabam com a série da forma como conhecemos, como nos surpreende revelando muitas coisas. Emocionante como nenhuma outra, a temporada que estreou em 29 de maio de 2017, acabou sendo também a mais sofrida da série, tudo isso por conta de seus inúmeros e gigantescos hiatus, o que acabou fazendo com que o seu 29° episodio fosse exibido em 21 de janeiro de 2019, quase 2 anos após sua estreia.
“Vamos pensar em bolos
Vamos pensar em flores
Vamos pensar em se vestir e dançar por horas
Tem um monte de coisas horríveis que poderíamos pensar
Mas por um dia, vamos pensar só em amor.”
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.