Nota
“Você terá um ano em tempo da Terra para tentar melhorar esses humanos”
Michael pode ter ganhado de Gen uma chance de mudar a forma de contabilizar os pontos mas, para equilibrar as chances no novo experimento, a juíza deu a Shawn, junto com seus funcionários do Lugar Ruim, a missão de escolher quem seriam os quatro humanos que deveriam ser colocados no experimento do mundo neutro. Agora cabe ao comitê de Shawn, formado por Bambadjan, Val, Gayle e Gleen, escolher quatro seres humanos que se encaixem nas regras de Gen e que possam destruir completamente todas as chances que Michael e seus amigos possam ter de provar sua tese, impedindo para sempre que os humanos tenham uma chance de irem ao Lugar Bom no futuro.
Criada por Michael Schur como um spin-off de The Good Place, The Good Place: The Selection é uma web série de seis episódios, cada um deles com cerca de dois minutos, liberada para o público através do canal oficial da NBC no Youtube. A web série se inicia no exato momento em que a terceira temporada da série mãe acaba, no momento em que Shawn recebe a proposta de Gen e vai, apressadamente, unir seu comitê para encontrar os piores dos piores, quatro pessoas capazes de destruir completamente a vizinhança de Michael, e provar que Chidi, Eleanor, Jason e Tahani devem ser eternamente condenados ao Lugar Ruim, mas seguindo a regra de escolher humanos com o mesmo nível de maldade dos quatro originais, e que não sejam serial killers, ditadores ou agentes de boy bands.
Apesar de a web série ser praticamente encabeçada por Marc Evan Jackson, não é Shawn quem toma todo o tempo de tela da trama paralela, dando mais espaço para conhecermos mais a fundo quatro dos demônios do Lugar Ruim, que nunca tiveram espaço de verdade para serem aprofundados na série original. Jama Williamson retorna como Val, que foi introduzida desde a primeira temporada da série como uma assistente de Shawn, e que na web série começa a se mostrar como a parte mais organizada e inteligente do quarteto, sempre comandando o grupo na ausência de Shawn e preparando as reuniões para uma boa recepção do seu chefe. Josh Siegal é outro retorno, interpretando Glenn, que poderia facilmente ser um alivio cômico se a série já não fosse uma comédia, sendo mais um dos funcionários do bairro original de Michael que agora se tornou uma peça essencial no jogo de Shawn. Amy Okuda é um caso mais diferente, a atriz surgiu como Jessica na primeira temporada, uma coadjuvante vizinha de Eleanor, voltando a ganhar um destaque agora, quando é revelado que seu nome na verdade é Gayle, a mais sádica do grupo, que quer sempre encontrar os piores candidatos para colocar no experimento, mesmo quando o candidato não é tão ideal para a vaga. O quarteto se completa com Bambadjan Bamba como Bambadjan, mais um dos 318 demônios torturadores da vizinhança original de Michael que agora se tornam um membro de confiança da equipe de Shawn, ele é o mais orgulhoso e presunçoso do grupo, agindo como se fosse superior aos demais e querendo se destacar, mesmo que Shawn não vá muito com a sua cara.
Apesar de ser rápida, cerca de 12 minutos no total, a web série consegue construir uma trama interessante o suficiente para aumentar à expectativa para a, vindoura, temporada final da série, despertando nossos interesses sobre quem pode ser escolhido para se tornar cobaia de Michael e, principalmente, atingindo seu ápice no momento que o devastador plano de Shawn toma forma. Com piadas surgindo até nos seus créditos iniciais, The Selection é uma grata surpresa para os expectadores de The Good Place, trazendo um enredo que não é essencial para o prosseguimento da série mas que termina por ser um conteúdo adicional indispensável para aqueles que desejam ter uma experiencia completa, e conhecer mais um pouco sobre o funcionamento e os costumes do Lugar Ruim.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.