Nota
A Amy Sherman-Palladino está de volta! Série original do Amazon Prime, The Marvelous Mrs. Maisel traz tudo de bom que havia em Gilmore Girls, se tornando um sucesso de crítica vencedor de diversos prêmios. A dúvida é: por que você ainda não viu essa série? Uma linda produção onde conhecemos uma mulher que está à frente de seu tempo.
Estamos na década de 50, ano em que o machismo predomina, há um padrão a seguir para ser aceito pela sociedade. É nessa atmosfera que vive a Miriam “Midge” Maisel (Rachel Brosnahan), uma dona de casa, mãe e esposa de um homem que deseja ser um humorista (e é péssimo fazendo isso). Sua vida muda completamente quando ela é abandonada pelo marido e precisa seguir um padrão de vida diferente do esperado. Sozinha e bêbada, ela descobre que pode ser uma comediante de stand-up, e usará isso para falar verdades em público que nunca são ditas, aproveitando sua nova realidade para mostrar a todos ao seu redor que pode ser uma mulher independente e seguir o seu próprio padrão.
Se, assim como eu, você estava órfão de Sherman-Palladino, esse momento acabou. Depois do revival de Gilmore Girls (GG), ela volta com uma produção que não é nada parecido com GG, mas traz as características que nos fez amar Lorelai e Rory. Na produção original Amazon Prime, temos uma protagonista empoderada e altamente crítica em uma sociedade extremamente machista. E toda essa crítica é misturada ao humor, o que é um ponto muito positivo na série. Além dela, também temos o Mr. Maisel, que é o clássico homem daquela época: precisa ser maior e melhor que a sua esposa.
Apesar de ser um personagem problemático, conseguimos entender as suas motivações. Outra personagem que se sobressai é a Susie, interpretada por Alex Borstein. Ela é um mulher totalmente fora do padrão e, em determinados momentos, chega a ser confundida com um homem por causa de suas roupas e do seu jeito meio masculino, mostrando-nos um discriminação por parte da sociedade daquela época.
Apesar de ser uma série que se passa da década de 50, The Marvelous Mrs. Maisel é bastante atual, fala das pressões sociais que uma mulher sofre, a falta de credibilidade dada a uma mulher, principalmente se ela for “diferente” (lê-se: não seguir o padrão) e a importância do feminismo. E, se compararmos com a época em que vivemos hoje, percebemos que infelizmente não há muitas diferenças quando pensamos na evolução social.
A série foi lançada em 2017, contando com oito episódios que mais parecem dois. Amy Sherman tem o dom de fazer produções rápidas e que, na maioria das vezes, deixam os espectadores querendo mais, e Mrs. Maisel é a personagem perfeita para Lorelai fazer referências. Mesmo não sendo muito falada no Brasil, essa série ganhou vários prêmios, inclusive Melhor Série de Comédia e Melhor Atriz em Série de Comédia, ou seja, a Rachel Brosnahan está nos entregando uma personagem perfeita e que cai como uma luva para as discussões nos dias atuais.
Jadson Gomes
Universitário, revisor. E fotógrafo nas horas vagas.