Nota
“Duas casas, um tunel, a vizinhança dos sonhos e uma apresentadora novinha em folha.”
Dez novas duplas são convidadas a encarar a complicada missão de, separados em duas casas conectadas por um túnel, ajudar um ao outro a encontrar o crush ideal. Com o programa novamente dividido em Casa Grafite e Casa Solar, onde cada membro da dupla reside em um dos lados do programa, a dinâmica vai incentivando o surgimento de novas amizades, ciúmes, fofocas, intrigas e, claro, muita pegação. Repetindo o formato da temporada anterior, um dos amigos deve Shippar alguém de sua própria casa para conhecer sua dupla, dinâmica que passa a se chamar Date Shipper. A missão, que já se mostrou complexa após os eventos da primeira temporada, parece ganhar ainda mais tempero com o programa decidido a explorar mais as relações LGBTQIA+, algo que começa a acontecer com o programa trazendo uma quantidade maior de participantes bissexuais. Com muitos conflitos, desejos e a convivência complicada, o show coloca as amizades à prova, sempre deixando no ar a probabilidade de algumas duplas serem eliminadas e substituidas por novas duplas.
Criado em conjunto pela Floresta Produções e Multishow, o reality puramente brasileiro ganhou uma renovada para sua segunda temporada, trazendo novas regras, novas dinâmicas, uma nova identidade visual e uma nova apresentação. Com a saída de Marcos Mion do Multishow, o canal escalou Ana Clara Lima para assumir o posto, mesmo que o Túnel comece a se tornar mais independente, deixando as interações da apresentadora mais pontuais (quase acontecendo só nos Date Shippers e nas eliminações). A produção teve seu elenco oficialmente anunciado em 17 de abril de 2023 e sua segunda temporada exibida de segunda a sexta-feira entre 26 de abril a 23 de maio de 2023 na programação do Multishow e disponibilizado no Globoplay. O show começa nos apresentando suas primeiras duplas: Pâmella Soull e Vick Ferraz, amigas coloridas há cerca de 1 ano, uma de Minas e a outra de São Paulo; Bruno e Diogo Lemela, irmãos de 36 e 35 anos, respectivamente, de São Paulo; Betina Domingues e Liza Ouriques, gaúchas que são amigas há 4 anos; Thaís Gomes e Thay Sampaio, amigas há mais de cinco anos de São Paulo; Bruno Fraga e Vinícius Teixeira, modelos amigos há 5 anos do Espirito Santo; Guto dos Santos e Paulo Vitor, amigos há 10 anos do Rio de Janeiro; Mayã Vieira e Dani Vasques, modelos amigas há 10 anos de São Paulo; Jean Conceição e Elivelton do Espírito Santo, amigos de há 6 anos, desde o ensino fundamental, de Sa\lvador; Lari Rio e Izabela Matos, amigas há 2 ano, desde que conheceram no Tinder, do Rio de Janeiro; e Pedro Pimenta e Arturo de Córdova, amigos há 6 anos do Rio de Janeiro.
Além da dinâmica principal, o programa volta com as Trocas, que permitem que uma das duplas troquem de casa durante 12 horas, adicionando um evento bombástico chamado Troca Permanente e cria o interessante Conselho do Amigo. Outra dinâmica que se mantém são os Dates Especiais, agora rebatizados como Date do Túnel, que acontecem com um casal formado pela própria produção e possui uma dinâmica diferente dos Dates formados pelos Shippers, adicionando um Date ainda mais especial no penúltimo episódio. As assustadoras Eliminações não são deixadas de fora, voltando com o nome de Fim do Túnel, a berlinda para escolher duas pessoas para encarar o Túnel e um deles ser eliminado (eliminando sua dupla junto), o que abre espaço para a entrada de novas duplas. No decorrer da temporada, as Eliminações permitem a entrada de três novas duplas: Matthews Mendes e Henry Pubb, amigos há 4 anos do Rio de Janeiro; Rachel Kopke e Tainá Maia, amigas do Rio de Janeiro; e Luiz Maia e Matheus Chancellor, primos de São Paulo. Cheio de romances, brigas, tensões e polêmicas, os vinte episódios de cerca de 50 minutos vão fortalecendo a já envolvente produção, deixando claro que esse é realmente um reality show para talaricos, com novas regras e novas dinamicas. A presença física de Ana Clara vai se mostrando cada vez mais dispensável, deixando os participantes guiarem o show de uma forma mais natural e muito mais atrativa para o público, mostrando que o show aprendeu com sua primeira temporada e conseguiu melhorar a forma que usa suas armas para gerar um entrenimento de qualidade e ainda incentivar as fofocas que, distorcidas, fluem pelo Túnel.
Inovadora e explosiva, a segunda temporada de Túnel do Amor traz mudanças que fortalecem o programa, mas ainda pode melhorar. Com sua primeira temporada trazendo apenas um encontro entre mulheres, mas nada que explorasse realmente uma relação lésbica, o segundo ano decide explorar muito mais esse campo, dando abertura para ménage, trisal e até encontro entre homens, ao mesmo tempo eles exploram profundamente a proposta de ajudar seu amigo a formar um casal ao ponto de trazer conexões mais fortes (chegando a trazer primos, irmãos e até amigos coloridos) que resultam em maiores tretas, seja quando um ranço atravessa o túnel ou quando um romance se coloca no meio de uma amizade. Talvez uma mudança que seja necessária é a retirada da ‘apresentação’ do programa no inicio de cada episódio, o que soa legal na estreia, mas no decorrer do programa, a medida que vamos conhecendo os participantes, vai se tornando spoiler e criando uma expectativa em cima de eventos que podem não ser tão impactantes dentro do contexto. Por outro lado, a construção do programa dá um upgrade significativo, trazendo um visual muito mais envolvente nas casas, com cores e moveis mais marcantes, infelizmente eles decidem tirar o esquema de cores indicando alertas, deixando uma cor padrão para todos os alertas, algo que frustra um pouco até para o público que fica sem saber o que vem pela frente. Mais intenso que sua temporada anterior, o show ganha mais romance, mais conexões e mais tretas, algo que só se torna ainda melhor por conta do episódio especial, Túnel do Amor: Exposed, onde vemos os participantes serem reunidos depois de assistirem ao programa para lavar roupa suja e repercutir várias tretas mal resolvidas.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.