Review | Wondla [Season 1]

Nota
3.5

A nova série animada da AppleTV+, lançada em 28 de junho de 2024, é uma adaptação dos livros The Search for Wondla, escrita por Tony DiTerlizzi. Na produção, acompanhamos Eva, uma jovem garota que é criada por um robô chamado Muthr num bunker subterrâneo. Não se sabe o que aconteceu com a Terra e nem os motivos de Eva não conhecer sua família. Ao completar seus 16 anos, a garota – sem querer – encontra uma saída do abrigo e se depara com uma realidade bem diferente do que ela estudou enquanto estava “salva” – e do que conhecemos hoje como o planeta Terra. Com a ajuda de Muthr e um urso telepático chamado Otto, além de um viajante que conhece tudo em Wondla, Eva viverá aventuras a fim de descobrir onde estão os seres humanos e sua família.

Wondla é a segunda animação lançada pela Skydance Animation e nos mostra um planeta Terra totalmente novo, afinal, à primeira vista, os seres humanos deixaram de existir. Sem dúvidas, o universo apresentado na produção da AppleTv+ é um ponto extremamente positivo, cheio de cor, criaturas diferentes e inimagináveis, apesar de pouco explorado. Por isso não se engane com aspecto minimalista e, por vezes, “sem graça” dos primeiros episódios, isso não durará. É bastante interessante perceber que o espaço em que os arcos narrativos se desenvolvem são bem diferentes, definindo de forma precisa o antes e o depois da personagem principal, a Eva, revelando o amadurecimento da personagem.

Mesmo apresentando um universo interessante, os personagens têm um estereótipo muito comum. Por exemplo, a Eva comporta-se como uma jovem teimosa e persistente e a Muthr, o robô que cuida da protagonista, é apresentada como uma mãe chata. No fim, percebemos que a produção peca na personalidade de alguns personagens. Entre os apresentados, o Otto, o urso que plana, é um dos mais interessantes, talvez pelo fato de fazer parte do “novo planeta Terra”, o que nos causa uma estranheza, mas, por outro lado, aguça a curiosidade do espectador. No fim, percebemos que falta um complexidade emocional nos personagens, mesmo que seja uma produção voltada para crianças. Seria interessante vermos a Muthr confiando mais na Eva, afinal ela está crescendo, amadurecendo e tentando lidar com seus próprios problemas.

Com episódios durando cerca de 30 minutos, Wondla é uma excelente produção para maratonar, só não espere uma história tão complexa ou muito bem desenvolvida. Apesar da beleza da animação, o universo de Wondla é pouco explorado e não há ainda muitas informações em relação ao motivo que gerou as mudança no planeta Terra. Inclusive, esse é o gancho para a próxima temporada, o que nos faz querer dar mais uma chance para a produção… afinal, errar uma vez é totalmente compreensível. Em suma, a animação discute de forma didática o quanto o ser humano age de forma predatória em relação ao planeta em que vive, salienta sobre os cuidados com o meu ambiente e nos faz refletir sobre o futuro do Planeta Água.

 

Universitário, revisor. E fotógrafo nas horas vagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *