Teorizando | A Corrupção das Gems e a Depressão

“É como se o MC Ursinho não tivesse rasgado o tecido do braço, mas o tecido da mente.”

Pensando um pouco mais a frente no verdadeiro significado do que vemos no fatos de Steven Universe, podemos facilmente ver por trás dos véus e imaginar as origens de cada acontecimento. Como bem sabemos Rebecca Sugar sempre usa fatos e lições nos acontecimentos da série, e não da para negar que a corrupção pode claramente ter uma bela inspiração, se tornando uma linda alegoria criada pela Crewniverse.

E para começar a entender essa inspiração para a corrupção, podemos observar o que passou com a Jasper antes de ela passar por aquele processo de corrupção espontânea. Primeiramente, ela chegou a terra com o objetivo de terminar o trabalho das Diamantes, e vingar sua amada Pink Diamond, ao destruir as Crystal Gems, e para isso ela acabou se fundindo à Lapis Lazuli, gerando a Malaquita, uma fusão abusiva e forçada que resultou em sua prisão no fundo do mar.

Um tempo depois ela correu atrás da Lapis e, depois de muito ser rejeitada e derrotada, foi em busca das Quartz corrompidas, chegando até a se fundir com o Quartz Corrompido das Neves, mas até esse rejeita Jasper e foge dela assim que a fusão se desfaz, algo que atinge fundo em seus sentimentos, todo esse sentimento de rejeição, de derrota, de incapacidade, de solidão, de incompetência, uma verdadeira depressão, e é nesse momento que ela se corrompe.

“Ninguém que eu me fundo quer ficar.”

Já em “Legs From Here to Homeworld” tivemos uma pequena amostra do poder das Diamantes, vimos a Centipoda, ou melhor, a Nephrite, ser temporariamente descorrompida, e pudemos enxergar claramente o papel de cada uma das Diamantes no papel da Cura da Corrupção:

  • A Yellow tem a capacidade de controlar a forma das gems, ela consegue lançar com suas mão a desestabilização, que poofa as gems, então ela consegue desfazer as mudanças físicas resultantes da corrupção.
  • A Blue tem a capacidade de projetar suas emoções em outras gems, e isso faz com que ela possa controlar as emoções e a mente, curando toda a culpa e a fragilidade emocional resultantes da corrupção.
  • A Pink tem os poderes de curar e dar vida, já vimos o Steven curando doentes e dando vida ao povo melancia, logo ele consegue curar os danos físicos e vitais resultantes da corrupção.
  • A White ainda não demonstrou seus poderes, as pelas pistas que temos, podemos crer que ela controla a mente, então cabe a ela fixar nas gems a nova forma que ela deve assumir, fixar a cura e dar a elas a liberdade para voltar a ser quem eram antes de serem corrompidas.

Mas esses dados ainda podem nos levar além: Podemos entender por que a Corrupção não destruiu as Gems da forma como Yellow e Blue achavam que tinha acontecido. Que tal refletir qual o papel de cada Diamante na Corrupção? Com o que já temos, é fácil concluir que:

  • Yellow tirou a forma física;
  • Blue tirou as emoções;
  • White tirou a estabilidade mental;

Então a Corrupção só não foi completa pela ausência de uma das membros da Autoridade Diamante: Pink, afinal, sabendo o poder que ela tem podemos rapidamente concluir que o papel dela seria Remover a força vital, ou seja, tirar a vida e a capacidade de reformar das Gems.

Ah, mas e aquela historia de a Corrupção ser uma alegoria à depressão? Os sintomas básicos da depressão são Perda de energia e cansaço constante (poder da Pink), Sensação de tristeza profunda (poder da Blue), Irritabilidade ou lentidão e Problemas de sono (poder da White)e Dores no corpo e Alterações de peso (poder da Yellow). Logo, está claro o que Rebecca quis fazer quando criou a corrupção.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *