“Prefiro estar livre, livre, livre, livre
Livre, livre, livre daqui.”
Escapism foi o episodio mais odiado de Diamond Days, na quinta temporada de Steven Universe. Considerado um filler filho da mãe, o episodio não só trouxe uma trama que não ajudou em nada no decorrer do plot da pseudobomb, como ainda veio para nos desolar ao mostrar que a música mais esperada da temporada é só uma trilha sonora… Mas e se estivermos enganados?
Vamos começar essa teoria voltando no tempo e vendo o quanto coisas bestas tiveram grande relevância no futuro da série, então acho bom você parar por aqui caso ainda não tenha terminado a quinta temporada de Steven Universe.
Começando do início, tivemos, ainda na primeira temporada da série, em Gem Glow, uma pista do final da quinta temporada da série: o Biscoito Gatinho. Para os que olharam de perto o tal biscoito, devem ter percebido que ele possui um lado branco e um lado rosa, que se posiciona exatamente da forma como a visão dos Steven’s quando White os separou. Se isso não é suficiente, basta lembrar do Rap do Biscoito Gatinho, que conta que ele “veio lá do espaço sideral”, que é “um refugiado de uma guerra estelar” e que “deixou a família para trás”, uma historia que parece muito ser a historia de uma tal Pink Diamond… E isso foi mostrado de forma bem besta ainda no primeiro episodio da primeira temporada.
Claro que não podemos deixar de esquecer “You Both Love Me and I Love Both of You”, que usa a relação de Steven, Greg e Perola para dar um mega spoiler sobre Yellow, Blue e Pink. Pensando nisso, será que o episodio 27 da quinta temporada não segue a mesma premissa? Essa ideia se fortaleceu quando Kat Morris, uma das storyboards da Crewniverse, falou que Escapism é um dos episódios mais secretos da temporada, o que pode significar também que é o que mais esconde segredos. Então que tal viajar na batatinha e pensar no que esse segredo poderia indicar para o futuro da série?
A teoria basicamente prega que a Ilha da Máscara, onde vivem os Steven Melancia, é na verdade uma metáfora de Homeworld. Se você prestar atenção, é possivel notar que a ilha está partida ao meio nesse episodio, assim como o Planeta Natal, e que podemos ver que existem duas tribos guerreando nessa ilha. Logo na primeira aposta, se acreditava que essas tribos seria uma simbologia para as Crystal Gems e as Diamantes, que andavam lutando pelo Steven (Pink Diamond), mas e se forcarmos mais ainda nessa ‘metáfora’, a ilha pode ser mais literal… E se as duas tribos não forem exatamente dois lados da batalha e sim dois lados de Homeworld?
Nós sabemos que a quinta temporada eliminou completamente a ameaça das Diamantes, e teremos que encontrar um novo problema no futuro da série. Nós também estamos cientes que as Diamantes possuem o megazord e exércitos por algum motivo, e se aquela historia de “o inimigo mora ao lado” for bem literal nessa nova trama?
Imagina só se, assim com na Ilha da Máscara, uma metade de Homeworld for o reino das Diamantes e o outro lado for o reino dos novos vilões do show? Afinal, é claro que as Diamantes são poderosas, e como já sabemos, elas possuem Lápis para terraformar, Peridots para controlar a tecnologia e Bismutos capaz de construir qualquer coisa, por que elas não são capaz de consertar o Planeta Natal? A menos que, assim como na Ilha da Máscara, o planeta esteja divido ao meio justamente para separar as ‘tribos’ rivais.
O que acham dessa possibilidade? Será que finalmente saberemos de onde se origina a grande ameaça?
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.