Nota
“Incrédula, Lily balançou a cabeça.
– Acho que estamos dentro do jogo.”
Simon, Lily e Michael são amigos inseparáveis, estudam na mesma sala, se divertem juntos e governam juntos uma prospera vila no Minecraft. Depois de meses de trabalho árduo, o trio finalmente concluiu uma montanha-russa em seu povoado e é chegada a hora de testar o resultado de todo esse trabalho, mas nem tudo vai sair como o planejado para esse trio.
Eles correm para casa e entram na Aldeia Lisimi, seu lar no Mundo da Superfície, e testam a construção, se distraindo a ponto de não perceber uma tempestade surgir no bairro, algo forte o suficiente para ameaçar a vida do trio. No momento de ir para um lugar seguro, algo inesperado acontece: um jogador todo de verde surge com um bloco de TNT para destruir a Montanha-Russa, forçando os jovens a ficar e lutar para defender seu tesouro e os fazendo ser atingidos pela tempestade, que magicamente os joga dentro do jogo, os aprisionando na vila que eles mesmos construíram e os deixando incumbidos e combater os Vândalos e o Vândalo Mestre, ou melhor, o Senhor Anarquia.
Presos no Mundo da Superfície é o primeiro livro da saga Aventuras No Minecraft, escrita de forma bem criativa por Winter Morgan. O livro parece nos transportar para dentro do jogo junto com seus protagonistas e explora, de uma forma muito bem construída, todo o padrão da vida dentro de um vilarejo do Minecraft, vemos os Villagers NPC e sua profissões, as casas exuberantes dos jogados ao lado das clássicas casas dos jogadores virtuais, vemos todos os efeitos do mundo em rede, proporcionando a interação com outros jogadores e o surgimento dos Prismarinhos, um grupo formado por alguns jogadores que já se encontram aprisionados no jogo a algum tempo e que precisa da ajuda do trio protagonista para enfrentar o grande vilão.
A trama, por outro lado, mesmo mantendo todo o lado infantil necessário para conquistar toda a família, nos mostra uma certa responsabilidade, ao nos ensinar que uma atitude pode mudar tudo, porém peca ao exaltar demais o trio protagonista, os tornando poderosos demais, resistentes demais e não deixando claro por que a chegada do trio pode significar uma chance para os Prismarinhos se libertarem. Mesmo sendo fiel ao jogo o tempo todo, o enredo brinca com as possibilidades ao mostrar que a autora está disposta a mudar as engrenagens de funcionamento do jogo para criar licenças poéticas, capazes de acelerar a trama em certos pontos sem precisar de tantos saltos temporais. Como um livro de apresentação, Presos no Mundo da Superfície não é eficiente o suficiente para atrair fãs, mas traz pitadas bem agradáveis de mistério, que nos deixa com uma curiosidade latente e nos faz desejar ver o que acontecerá daqui para a frente.
“É a forma como alguém reage quando acontece algo ruim que mostra seu verdadeiro caráter.”
Ficha Técnica |
Livro 1 – Aventuras No Minecraft Nome: Presos no Mundo da Superfície Autor: Winter Morgan Editora: Ciranda Cultural |
Skoob |
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.