Análise | Dragon Mania Legends

Nota
4

Lançado em 8 de janeiro de 2015, Dragon Mania Legends é um jogo casual para celular que permite a criação do seu próprio habitat para dragões, ampliando sua ‘mini-fazenda’ através de ilhas, adquirindo novas raças de dragões de cada elemento e os cruzando para criar novas raças mestiças. Desenvolvido Gameloft, o jogo foi inicialmente lançado para iOS e Android, sendo posteriormente lançado para Windows Phone e Microsoft Windows.

 

ENREDO – EXPLORE DRAGOLANDIA

Conheça um mundo chamado Dragolandia, onde dragões e vikings são obrigados a conviver em meio a diversas disputas e tensões. Cabe a você ganhar seu espaço, construir seus habitats, conquistar novas ilhas, domar seus dragões, treina-los, alimenta-los, e usa-los para gerar moedas e batalhar contra outros vikings. Aos poucos você vai conhece a particularidade de cada pet, suas forças e fraquezas, e vai colecionando as diversas raças, fazendo cruzamentos para criar cada vez mais raças para habitar sua ‘fazendinha’ reptiliana.

GRÁFICOS – UM SHOW ARTÍSTICO E VISUAL

Num jogo onde é necessário criar uma série de especies e suas diversas fases, a criatividade é sempre o elemento fundamental, e Dragomania dá um show em criatividade, fica claro o trabalho artístico que os desenvolvedores tiveram ao criar, inclusive, uma linha evolutiva para cada especie, exibindo ovos únicos para cada especies, que geram bebês dragões únicos e crescem para versões adultas completamente harmônicas com suas duas fases antecessoras, algo que nos lembra praticamente um cuidado ao nível Pokémon ou Digimon, as vezes até maior do que as franquias orientais, afinal, os dragões precisam crescer de uma forma que a semelhança seja clara, algo que não é tão usado nas duas franquias citadas.

Mas não é só de criatividade que o jogo é feito, ele também contem um majestoso primor visual, mesmo com dezenas de raças de dragão, que seguem surgindo a cada nova atualização, é claramente visível o cuidado dos Game Designers em criar cada um deles com uma beleza especial, que nos faz nos apegar a aparência deles, que nos faz perceber cada um de seus detalhes e gostar dessas novas descobertas, e nos motiva a querer ter todos eles.

AMBIENTAÇÃO – UM ARQUIPÉLAGO EM CHAMAS

é interessante o fato como cada uma das ilhas parece representar um habitat, temos características únicas que nos encantam em cada uma delas, temos obstáculos diversos para remover, temos um verdadeiro arquipélago de ilhas que nos instiga a nos empenhar para conquistar cada uma delas e preenche-las completamente com maravilhosos dragões. Mas não é só o cuidado criativo que o jogo oferece, assim como nos gráficos, o cenário também contem um majestoso primor visual, usando muito do jogo de luz e sombras para dar aquele toque final no ambiente, que já é lindo desde antes de começarmos a interferir.

SOM – UMA GRACIOSA TRILHA DE SOPRO E CORDAS

A trilha de fundo do jogo é completamente feita usando instrumentos de sopro e de cordas, o que faz o ambiente ser tomado por um clima de completa calmaria, que é capaz de nos relaxar discretamente enquanto estamos na jogatina. O jogo acaba se tornando um daqueles jogos relaxantes, que se tornaram moda nos últimos tempos, com uma trilha que nunca vai nos deixar entediados, que sempre vai acabar nos relaxando e acaba se tornando um elemento a mais na equação viciante do jogo. O ritmo da trilha muda quando entramos em batalha, se tornando mais enérgico e nos instigando e lutar com todas as nossas forças, lembrando uma trilha bem mais épica e mais motivacional, o que deixa claro que a trilha do jogo foi completamente feita para mexer com nossos sentidos e nos guiar aos sentimentos que vão nos deixar atentos no momento certo e relaxados nos momentos mais necessários.

JOGABILIDADE – UM MUNDO DE OPÇÕES NA PONTA DO DEDO

Como é um jogo completamente feito para celulares, o jogo é completamente controlado com seus dedos, seja por meio de toques, deslizamento de dedo ou pinçamento, tudo é feito de uma forma simples e intuitiva. Podemos clicar em um habitat para interagir com os dragões que ali vivem ou colher seu espolio, podemos arrastar o dedo pela tela para explorar as ilhas ao redor e acessar os eventos, clicar nas opções para acessar arenas, desafios e outros detalhes, ou simplesmente usar nosso dedo em pinçamento para aumentar ou diminuir o zoom, algo que nos ajuda a ter uma visão isométrica geral de nossa criação ou uma visão bem próxima para nos deleitar com seus detalhes.

EXTRAS – UMA COLEÇÃO MEDIEVAL

Enquanto você está trilhando seu caminho para se tornar um grande criador de dragões, uma série de eventos vão acontecendo, te proporcionando adquirir dragões exclusivos que vão de ajudar na grande sidequest do jogo: colecionar dragões. São mais de 350 espécies de dragões que podem ser adquiridas de diversas formas, seja com eventos, pelo simples ato de colecionar (existem dragões que são achievement de se ter um certo conjunto de dragões) ou simplesmente por entrar no jogo (existem dragões que são recompensa pela quantidade de dias que jogou). No final das contas, para os mais entusiastas do jogo, há um objetivo paralelo que é muito maior do que o próprio objetivo do jogo.

CONCLUSÃO – UMA GRANDE FAZENDA DE DRAGÕES

Dragon Mania Legends consegue facilmente ser considerado o melhor simulador de dragões conhecido, é impossível não ser seduzido por seu super gráficos, seus lindos dragões e sua jogabilidade maravilhosa. Por outro lado o jogo não é perfeito, principalmente quando consideramos seus eventos, que muitas vezes dura pouco tempo, o que torna praticamente impossível completa-lo honestamente, ou quando exigem uma raça especifica de dragões para alcançar alguma recompensa, o que causa um enorme problema para os que não o possuem, já que, aparentemente, esses dragões parecem ser impossíveis de ser gerado por cruzamento durante o período do evento em que são necessários. O jogo tem seus prós e contras, mas uma coisa é certa, ele é extremamente viciante, o que o faz um daqueles jogos que quando você instala não consegue mais parar de jogar, preferindo abrir mão de qualquer coisa no seu celular quando quer limpara a memória mas nunca desinstala-lo.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *