Nota
“Relaxa cacete, vai ser a festa do século.”
Três semanas após o fim do desastroso último ano letivo, Rebeka e sua mãe, numa tentativa de mudar de vida, saem da antiga casa dos Nunier, e Rebe resolve fazer uma pequena festa de inauguração enquanto sua mãe está ausente, ela só não esperava que as coisas fugiriam completamente de controle ao ponto de essa festa se tornar inesquecível. Tudo começou depois que Ander e Omar quase a meteram numa enrascada e acabaram não podendo ficar na festa, deixando apenas o maravilhoso bolo de Ander para traz, e continuo no momento em que fica claro que as únicas pessoas, além da dupla que precisou ir embora, foram Guzmán e Cayetana, que logo descobrem que o bolo de cogumelos de Ander é extremamente forte, que a mãe de Rebe não saiu completamente do ramo de traficante e que tem uns homens tentando invadir a casa em busca das drogas que a mãe de Rebe está guardando.
Em 13 de maio de 2021, a Netflix anunciou oficialmente que a vindoura quarta temporada de Élite seria precedida por uma minissérie spin-off intitulada Elite: Short Stories (que no Brasil se tornou Elite: Histórias Breves), uma minissérie que seria dividida em quatro ‘temporadas’, cada uma com três episódios de cerca de 10 minutos, focadas em quatro histórias interligadas, e que estreariam entre 14 e 17 de junho de 2021. Guzmán & Caye & Rebe é a primeira delas, disponibilizada pelo streaming no dia 14 de junho ela foca na hilária, assustadora e intensa festa vivida pelo trio, uma festa que, apesar de curta, vai fundo na história de cada um deles e explora, de forma inesperada, dilemas que prometem temperar a futura temporada da série. O efeito das drogas, que deveria relaxar os três festeiros, começa a despertar suas maiores inseguranças e medos, o que só piora na hora que os invasores chegam, colocando a vida de cada um deles em risco e pedindo uma solução que parece não existir.
Miguel Bernardeau entra nessa história de uma forma muito mais superficial inicialmente, Guzmán está o tempo todo querendo fugir desse seu medo do que Nadia pode estar fazendo em Nova York, das dúvidas sobre o que ela está fazendo, de se esse relacionamento a distancia pode funcionar, e do quanto ele precisa encontrar um novo sentido para a sua vida. Claudia Salas volta com tudo do que nos cativou na amada Narco Barbie dos anos anteriores, Rebe está realmente querendo sair do mundo dos crimes depois do trauma de ter se envolvido em duas investigações da policia e um assassinato, e isso fica claro a cada minuto da trama, ela não quer mais ficar na mira da policia e nem dos bandidos, mas nem tudo acontece do jeito que desejamos. A personagem de Georgina Amorós ainda está se reerguendo depois de tudo que perdeu com sua redenção, ela abriu mão da proposta das mães de Polo e agora se tornou uma faxineira no Las Ensinas, mas ela ainda precisa encarar muitos dos seus demônios antes de estar completamente recuperada.
Numa proposta inusitada e um pouco duvidosa, Elite: Histórias Breves – Guzmán & Caye & Rebe se apresenta como um pequeno prologo eletrizante para o que pode acontecer na quarta temporada de sua série mãe, nos deixando curiosos sobre como os dilemas de cada um desses três irá afetar a rotina do, tão perturbado status quo de Las Ensinas. Numa bem planejada tentativa de expandir o universo narrativo da série original, a minissérie só nos deixa curioso do por que não fazer uma única temporada com 4 episódios de 30 minutos, o que seria tão eficiente quanto e manteria a universalidade dos eventos ainda mais bem amarrada.
“Cacete gente, igualzinho, igual da outra vez.
Outro assassinato, prestar depoimento de novo.
Eu não aguento mais, a gente não aprende.”
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.