Resenha | Como o Grinch Roubou o Natal

Nota
5

“Todo Quem na Quem-Lândia gostava muito do natal… Mas o Grinch, que morava ao norte da Quem-Lândia, passava MAL!”

Ao norte da Quem-Lândia, uma criatura verde, nervosa e emburrada, chamada Grinch, vivia, por motivos desconhecidos ele tinha um odio gigantesco pelo natal. Todo natal, ele ficava de sua caverna revoltado, olhando aquela Quem-fusão que aconteceia na aldeia, com as janelas acesas, efeites de azevinhos, pendurando meias e preparando presentes, mas tudo mudou quando sua mente começou a maquinar um plano, uma forma de impedir o natal de chegar e acabar de vez com aquela festa incomoda: Ele iria roubar o natal da Quem-Lândia. Mas algo diferente ia acontecer naquele ano, ele só não estava esperando por isso.

Lançado em 12 de Outubro de 1957, o quinto livro infantil escrito por Dr. Seuss se tornou um best-seller instantaneo e criou um das maiores personalidades natalinas da história: o Grinch. É impossivel não rir e se divertir com as desventuras de um dos mais famosos anti-herois da literatura infantil, e é preciso dizer que Como o Grinch Roubou o Natal merece ser degustado por leitores de todas as idades, mesmo que todos saibamos a história de cor depois de tantas adaptações ao passar dos anos, mas essa história ganha um significado todo especial quando lido diretamente das palavras de seu autor. O livro brinca ao explorar mais a fundo a forma como povos de diferentes culturas celebram o Natal, criando um povoado original só para unir os mais interessantes costumes (ou seria os mais irritantes, segundo o Grinch?) e criar um antagonismo carnal entre os Quem e o Grinch, um odio forte o suficiente para que não se cogite questionar o motivo, o Grinch simplesmente odiava o natal, e não há o que questionar dessa afirmação.

Com uma história praticamente separada em fases, é possivel notar que a narrativa se desenvolve através de temas, ou eventos, começando com uma introdução ao Grinch e à Quem-Lândia, para depois explorar o preparo e execução do grande plano do Grinch para destruir definitivamente o natal, e logo depois se transformando na grande trama de reviravolta, que ensina o verdadeiro significado do natal. Infelizmente é quase impossivel falar muito sobre o livro sem dar spoiler, visto que trama inteira se desenrola em apenas 56 páginas, mas a escrita de Dr. Seuss é fluida e possui uma delicadeza singular, fazendo jogos de palavras e trocadilhos com o nome do Grinch e os itens dos Quem, rimando até com os barulhos de raiva e frustração do protagonista. A tradução de Bruna Beber consegue transmitir toda a essa magia, dando vida às palavras ao mesmo tempo que nos envolve no plano macabro do verdinho, nos colocando como cumplices e tocando nosso coração com as maldades que ele faz.

Fofo e divertido, Como o Grinch Roubou o Natal é uma obra que representa o natal de uma forma que vai muito além da clássica troca de presentes, ela mostra que comemorar o natal é muito mais do que enfeitar e presentear, é sentir e viver. Dr. Seuss escreve com rimas estimulantes e imagens agradavelmente malucas uma história que fala sobre o que realmente é a magia do natal, que serve para ensinar as crianças mas também para o deleite dos adultos. Tudo só fica ainda mais belo com a edição da Companhia das Letrinhas, que garante a presença das ilustrações de Seuss em cada pagina, com seus traços discretas e cheio de detalhes, completamente em preto em contraste com as pequenas partes coloridas, que colocam o preto acompanhado de tons de vermelho. As folhas são confortaveis para a leitura, assim como o texto bem espaçado e com um tamanho adequado, tudo isso emoldurado de uma folha de guarda cheio de motivos que fundem o natal e o grinch e uma capa que trabalha fortemente o branco, verde, vermelho e preto, cores que remetem ao natal e fazem jus à capa original, escolhendo até por destacar o nome Grinch no título. Uma obra atemporal que merece ser lida por todos, seja adulto ou criança, no periodo natalino ou fora dele.

“O Grinch odiava o natal! A véspera e toda aquela função! Por favor, não pergunte por quê. Ninguém sabe a razão.”

 

Ficha Técnica
 

Livro Único

Nome: Como o Grinch Roubou o Natal

Autor: Dr. Seuss

Editora: Companhia das Letras

Skoob

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *