Mês Especial: Orgulho que nos Une!

“Você nunca tem completamente seus direitos, individualmente, até que todos tenham direitos.”
– Marsha P. Johnson

Às 1h20 da manhã do dia 28 de junho de 1969, quatro policiais com roupas civis, dois oficiais de patrulha de uniforme, o detetive Charles Smythe e o inspetor-adjunto Seymour Pine chegaram nas portas duplas do Stonewall Inn e anunciaram: “Polícia! Estamos assumindo o lugar!”. A invasão surpresa ao Stonewall Inn, um popular bar gay de Nova York, aconteceu na época em que eram comuns varreduras para livrar a região de pessoas gays, que era proibido o uso de roupas de outro gênero sexual e as universidades expulsavam professores suspeitos de serem homossexuais.

Aproximadamente 205 pessoas estavam no bar naquela noite, mas a ação da polícia chamou atenção ao ponto de reunir cerca de 100 a 150 pessoas na parte externa, e logo uma gigantesca revolta começou, uma revolta espontânea que reuniu cerca de 600 pessoas, que voltou a se repetir por dias e que é considerado, atualmente, o evento-chave que transformou o movimento de liberação gay na luta pelos direitos LGBT nos Estados Unidos. Em homenagem à Rebelião de Stonewall, um ano depois, em 1970, ativistas norte-americanos se reuniram na Rua Christopher, onde fica até hoje o Stonewall Inn, e marcharam até o Central Park, realizando a primeira Parada do Orgulho LGBT do mundo.

O feito começou a ser repetido ao redor do mundo, mesmo em datas diferentes, o que fez com que o mês de Junho fosse considerado como o Mês do Orgulho. E é em homenagem a esse mês, e a todas as conquistas que a Comunidade LGBTQIA+ alcançou através dos anos, que a Host Geek anuncia a primeira edição do Especial Orgulho que nos Une, um mês inteiro dedicado a exaltar filmes, séries e livros que mostram o quão valiosos são os membros dessa comunidade e o quanto sua presença pode ser sentida em todos os lugares. Por isso a semana, que começa aos domingos, será dia da História de Orgulho, com uma critica deliciosa de um filme que retrata uma figura histórica LGBTQIA+, um dia para lembrar que é preciso ver o que foi feito no passado para inspirar as novas gerações a ir à luta por quem veio antes de nós e por quem ainda virá depois de nós.

As segundas serão dias das Protagonistas de Orgulho, que nos presenteia com uma review intensa de filmes protagonizados por personagens LGBTQIA+, séries que retratam a luta que cada membro dessa comunidade tem no seu dia-a-dia. Já nas terças, é dia das Leituras de Orgulho, com resenhas empolgantes de livros LGBTQIA+, livros que brindam todas as formas de amor. E por falar em amor, as quartas serão dia dos Romances de Orgulho, com críticas de filmes marcantes que mostram o doce amor entre pessoas LGBTQIA+. Nas quintas, tem mais filmes com a Direção de Orgulho, indo fundo ao trazer críticas de filmes que figuram o nosso dia-a-dia e são frutos da direção de cineastas LGBTQIA+.  As sextas vem mais uma dose de filmes com o Roteiro de Orgulho, que trará criticas de mais filmes comuns ao nosso dia-a-dia, mas dessa vez os roteirizados por uma pessoa LGBTQIA+. A semana se completa com mais uma leva de reviews, a dos Showrunners de Orgulho, uma seleção feita a dedo com séries criadas por personalidades LGBTQIA+.

Gostou da nossa proposta? Vamos construir junto conosco um mês mega especial e cheio de conteúdo? Estamos contando com vocês para fazer esse mês bombar e estamos abertos a ouvir suas sugestões sobre temas e materiais que possam tornar essa ou a próxima edição do Especial Orgulho que nos Une ainda melhor.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *