Resenha | O Nome da Estrela

Nota
4

“Só então ela reparou que havia algo grudento em sua mão. A consistência era extremamente familiar, assim como o cheiro levemente metálico. Sangue. Sua mão estava coberta de sangue.”

Aurora Deveaux é uma adolescente americana e filha de um casal de professores universitários de direito, um certo dia o casal resolve entrar em ano sabático e se mudar para outro país e cabe a garota escolher o país. Ao escolher a Inglaterra Rory acaba iniciando o período mais louco e assustador de sua vida, já que ela chega em Wexford ( o internato de ensino médio que ela se matricula) no mesmo dia em que o primeiro de uma série de assassinatos brutais acontece em Londres, o crime que marca a volta de Jack, o Estripador.

Rory começa com seu período de azar ao chegar na escola antes de todos os alunos, logo depois ela acaba se envolvendo num acidente alimentar onde ela se engasga com um pedaço de carne e quase morre. Mas tudo em sua vida piora ainda mais quando os assassinatos vão avançando, a policia não consegue descobrir quem é o assassino, todas as gravações parecem exibir um assassino invisível, e, após uma fuga noturna para se encontrar Jerome, o garoto por quem Rory se apaixonou, ela passa próxima a cena do quarto crime e vê o assassino.

“- Às duas e quinze desta madrugada – começou o inspetor gravemente -, um corpo foi encontrado no gramado desta escola. Acreditamos que tenha relação com uma investigação em curso, da qual vocês devem estar cientes… Ele não disse ‘Estripador’. Nem precisava.”

Rory estava ao lado de Jazza, sua colega de quarto, mas ela não entende por que só ela enxerga o misterioso homem careca de meia-idade que estava parado ao lado de um dormitório feminino de colegiais. E eis que a verdade é revelada, o tal assassino invisível é na verdade um fantasma, e o fato de Rory ter quase morrido engasgada fez com que ela voltasse com o Dom da Visão, uma capacidade adormecida que passa geneticamente e é ativada após os portadores morrerem e voltarem a vida. Num resumo, Rory agora sabe que o fantasma de Jack pode ter voltado para acabar seu serviço e ele sabe que ela o enxerga, o que a faz se tornar um alvo do assassino invisível.

Agora Rory está em apuros, o que fazer quando você é a única que consegue vê-lo? O que fazer quando ninguém pode te proteger desse assassino? Como evitar ser o próximo alvo? O Nome da Estrela é o primeiro livro da Trilogia Sombras de Londres, que nos coloca ao lado de Rory e toda a situação que ela se mete devido a seu novo dom, além de nos apresentar os segredos de Londres, entre eles a organização secreta composta por jovens que também possuem o dom da visão e vivem por proteger a cidade desses fantasmas, afinal, uma cidade tão antiga quanto Londres é o lugar perfeito para alocar milhares de fantasmas.

“Jack, o Estripador, é uma das figuras mais temidas da história. Olhe só para todas essas pessoas obcecadas por ele. Faz mais de cem anos, e ainda estão tentando descobrir quem ele é. Ele é cada figura no escuro. É cada assassino que conseguiu escapar. É aquele que mata e nunca explica por quê.”

Vamos aos poucos também conhecendo a vida por trás das Sombras, vendo que não temos apenas que enxergar lutadores anônimos que protegem a população comum da ameaça fantasma, mas sim pessoas, que receberam o dom e procuram fazer o melhor com ele. Vemos Rory tentando ter uma vida normal, tentando não parecer uma louca para suas amigas Jazza e Bu e, principalmente, para seu namorado, Jerome. Ao mesmo tempo ela tem que aprender a lidar com esses seres sobrenaturais e precisa descobrir a verdadeira identidade do assassino, por que ele iniciou os assassinatos agora e como parar essa chacina.

Maureen Johnson dá um show com um suspense bem envolvente, e ainda dá vários toques de romance, deixando ainda mais eletrizante a investigação e sem inundar de sangue a história. Talvez seja esse o maior problema do livro, a primeira impressão. Pegar um livro sobre Jack, o Estripador, e descobrir que o livro não foca no assassino e sim em uma garota é um pouco decepcionante, descobrir no meio da leitura que estamos lendo um livro sobre fantasmas, é inesperado, mas acima de tudo chegar no final e ver que estamos pegando uma saga que nada tem haver com o assassino, isso pode estragar qualquer animo daqueles que buscaram o ler com a expectativa do tema. O livro porém não tem uma trama chata, o seu problema é que ele dá a entender o que não é, chegando a um final é bem chocante, e deixando com vontade de querer saber o que vai acontecer adiante.

“- A carta de James Goode – disse ele. – Tinha uma frase final que confirmou para nós que o que você tinha visto era real. Não foi lida no ar. Dizia… mal posso esperar para fazer uma visita à que tem a visão para me conhecer e arrancar fora seus olhos.”

 

Ficha Técnica
 

Livro 1 – Sombras de Londres

Nome: O Nome da Estrela

Autor: Maureen Johnson

Editora: Rocco

Skoob

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *