Em Outubro de 2012 tivemos a primeira edição feita completamente pelo Emerson B. Abreu, e foi justamente nessa edição que o roteirista criou o inicio daquela que seria a saga mais acompanhada da Turma da Monica Jovem: a Supersaga do Fim do Mundo. E para começar com o pé direito, ele ainda fez a sua introdução com um arco em duas partes, com o bônus de introduzir no universo jovem o trio de vilãs que ele mesmo criou para o universo da turma criança.
Sombras do passado é exatamente o que o título diz mas com uma adição, as sombras do passado da Mônica, as meninas do bairro das Pitangueiras, voltam para deixar ela não só perdida como sem saber o que vem a seguir. A valentona Sofia, a hipocondríaca Agnes e a deslumbrante Penha.
A trama em si se inicia com um série de pesadelos que a Mônica passa a ter, toda a noite o mesmo pesadelo com os mesmos seres e o mesmo monstro, até que os pesadelos passam a se materializar ainda mais e ela começa a ver pistas do que aparece em seus sonhos no mundo real e segue na busca de resolver o problema. O grande problema é que tudo isso faz parte de um gigantesco plano de uma mente maligna que busca se vingar do dia que passou a maior vergonha de sua vida.
O arco traz alguns toques de sobrenatural e bastante mistério, mas peca em forçar demais a naturalidade dessas coisas, talvez se o monstro fosse colocado numa saga a parte ou apresentado de uma forma diferente, ele poderia ter se conectado mais forte com a trama ou até feito sentido, as explicações finais para todo o ocorrido se perdem facilmente e, mais ainda, pecam por não fazer sentido. No fim das contas o arco serve bem para introduzir o trio do bairro das Pitangueiras no universo jovem, mas não se torna tão relevante se considerado individualmente. O verdadeiro valor do arco é o ponta pé que deu na Supersaga de Emerson.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.