A 22ª edição da segunda fase da Turma da Mônica Jovem fala um pouco sobre personalidade e importância, usando como protagonista o Xaveco, que vive sendo escanteado em diversas edições, sendo deixado de lado até frente ao Xavecão (que é ele mesmo no futuro).
Chegando as bancas em Setembro de 2018, “No Controle” trás o roteiro de Daniela Nascimento e meio que se inspira na ciência, mais especificamente no Cordyceps, um fungo que infecta os insetos e controla eles. Na trama temos o Xaveco se revoltando quando percebe que não é levado a sério pela Turma, mesmo tendo feito parte de diversas das aventuras deles, então ele vai pedir ajuda ao Franja. No laboratório do Franja o Xaveco acaba encontrando um novo aparelho com uma capacidade perigosa: o de controlar a mente de outra pessoa, a unica necessidade é que o controlado esteja usando um aparelho disfarçado de fone de ouvido.
Mas como eu já disse, o aparelho é muito perigoso e começa a causar consequências ao seu usuário. Ao mesmo tempo, a turma acaba passando por mal bocados enquanto tenta encontra-lo, já que eles precisam dele para finalizar um trabalho da escola, e tentam entender o que anda acontecendo com os garotos que começaram a agir estranho, principalmente o Cebola. A trama em si fala sobre a importância das pessoas, mostra que mesmo os que não veem seu valor (ou não são valorizados) são essenciais para a sociedade e seus amigos.
Um dos fatores mais cruciais da trama é exatamente o que o Mauricio salienta na sua mensagem final, o fato de que essa tecnologia pode ser usada num futuro próximo remonta a realidade que podemos chegar, temos uma trama fantasia que reflete um pouco moralmente o que podemos enfrentar algum dia, o fato de algum cientista descobrir uma forma de controlar a mente dos outros. A trama também reflete um pouco sobre a personalidade, Xaveco começa a querer ser outro, começa a querer abandonar sua identidade por que acha que não tem importância, e achar que se ele fosse outra pessoa seria mais notado. Recomendo uma boa leitura seguida de bastante reflexão.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.