Resenha | outros jeitos de usar a boca

Nota
4.5

Um livro de poemas sobre a sobrevivência, sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade. Outros Jeitos de Usar a Boca transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles.

Além de não ser uma pessoa que não lê muito, eu não leio muitas poesias. Escrever uma resenha de um livro de poesia é uma grande barreira quebrada, e quando terminei a leitura fiquei simplesmente impactada. Os poemas são todos escritos em letras minúsculas e são curtinhos, são poucos versos e poucas palavras.

O livro é dividido em quatro capítulos: A dor, O amor, A ruptura e A cura. Cada uma deles serve a um propósito diferente, sobre a convivência com família dela, da força da mãe, da ausência do pai, fala sobre abusos de quando era jovem, fala de relacionamentos, sobre amor próprio, o que é amor de verdade, sobre o que é ser mulher e força feminina.

O livro foi escrito pela Rupi Kaur (ainda bem que estou escrevendo o nome dela, eu teria vergonha de falar, vai que eu pronuncie errado), que escreve de uma maneira muito sensível e direta. Ela é poeta, artista plástica e performer canadense, e publicou Outros jeitos de usar a boca  inicialmente de forma independente, além de assinar as ilustrações presentes neste volume.

O título original da obra é Milk and Honey, e a tradução ficou Outros jeitos de se usar a boca, que não é a tradução correta, mas que funcionou muito bem. A capa é fosca e todas as ilustrações do livro, são traçadas com linhas finas e o conjunto torna a experiência de leitura maravilhosa. Tudo isso junto foi capaz de transformar a obra no maior fenômeno do gênero nos últimos anos nos Estados Unidos, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos.

O livro é composto por poemas curtinhos, o que faz a gente imaginar que são apenas palavras jogadas, não são! Eu me senti tão impactada com essa leitura por ser algo tão comum no dia a dia, algo que você se sente desconfortável e simplesmente tenta evitar. Esse é um daqueles livros que mostram que não precisa de palavras bonitas e sofisticadas para fazer arte, se você leu a poesia dela e te comoveu de alguma forma, tá feito, cumpriu.

 


HOST LENDO O MUNDO
Índia
Ficha Técnica
 

Livro Único

Nome: Outros Jeitos de Usar a Boca

Autor: Rupi Kaur

Editora: Planeta

Skoob

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *