Resenha | Princesa Apaixonada

Nota
4

“Acabada.
É como minha vida está. A-C-A-B-A-D-A.
Sei que já disse isso antes, mas dessa vez eu estou falando muito sério.”

Há três meses, Mia Thermopolis descobriu que é a herdeira do trono de um pequeno país europeu chamado Genovia e que no final do mês ela terá que visitar o local para se apresentar formalmente ao povo que um dia irá governar. Como se não bastasse as aulas de como ser uma princesa com sua terrível Grandmère, Mia ainda precisa enfrentar as provas finais da escola, seu medo de ser reprovada, sua mãe grávida que esta esperando um filho do seu professor de álgebra e, o pior de tudo, o seu namorado.

Aos 14 anos de idade já estava na hora de ela ter um namorado, todas suas amigas namoram e Kenny não é a pior das opções. Ele é gentil, prestativo e realmente ama Mia, além de ter mandado toda aquelas cartas anônimas de amor e tentar a todo custo fazer a garota feliz. O único problema é que Mia não gosta dele dessa maneira. A terrível verdade é que o coração da garota já tem dono e era dessa pessoa de quem Mia esperava as misteriosas cartas de amor. Mas isso nem é o pior. Como se não bastasse estar perdidamente apaixonada por outro, esse outro tinha que ser mais nada menos que Michael Moscovitz, o irmão mais velho de sua melhor amiga. Enquanto tenta resolver esse problema colossal sem machucar ninguém no caminho, a princesa não percebe que seus atos podem ser maiores do que esperava e que tudo que lutou pode ir por água abaixo e, consequentemente, causar a ruína total de sua breve vida adolescente.

Princesa Apaixonada é o terceiro volume da saga O Diário da Princesa, escrita por Meg Cabot que brilhantemente nos mergulha nos problemas adolescentes de Mia. Se nos primeiros volumes acompanhamos Mia em sua nova realidade, nesse nos aproximarmos em seus problemas e em como a princesa precisa aprender a encarar seus medos. A escrita jovial de Cabot nos transporta ao mundo de Mia e nos faz reviver nossos tempos de adolescente, onde tudo parecia grandioso e assustador, transformando até os menores dos problemas em algo tão imenso que não conseguimos encarar. Escrito em forma de diário, o livro consegue apresentar uma visão mais profunda sobre Mia, trazendo ainda mais perto seus medos e confusões do leitor.

Mia parece finalmente estar se acostumando a sua vida de princesa, mesmo que isso não seja nem um pouco fácil. E, embora tenha amadurecido um pouco nos últimos volumes, a princesa ainda toma algumas decisões bastante egoístas. Mia se vê em uma enrascada enquanto tenta conquistar o amor de sua vida e não magoar o garoto gentil com quem namora, isso leva a nossa protagonista a aprender a abrir seus problemas aos outros e pedir ajuda quando necessário. Grandmère se mostra mais humana nesse volume, trazendo novas camadas para a personagem rígida e maldosa que parece se importar mais com seu status do que com o bem estar da sua neta. Junto com Sebastiano (a quem Mia tem plena certeza que deseja sua morte para roubar o trono que ela nunca quis), a rainha mãe vai de uma absurda falta de tato a um dos momentos mais carinhosos que teve na série, mostrando que lá no fundo ela gosta da garota… ou aparenta gostar. É difícil com essa senhora.

Kenny se mostra adorável ao longo da trama e isso torna ainda mais difícil. Ele é preocupado, atencioso e tem a melhor das intenções com Mia, que infelizmente não manda no seu coração e toma decisões questionáveis quando ao garoto. A pressão exercida para que Mia tenha um namorado é outro ponto principal da trama. Todo mundo espera que ela mantenha o namoro, mesmo que ela não esteja feliz. Tina se mostra uma verdadeira confidente nesse volume. Como a garota é perdidamente apaixonada por romances épicos, ela tenta ajudar a conquistar seu amor impossível e ajustar a confusão em que sua amiga se meteu. É divertido acompanhar a interação entre elas e a constante comparação da vida de Mia com os livros românticos que Tina lê.

A edição da Galera Record traz a mesma qualidade dos volumes anteriores, criando um padrão lindo para adicionar a sua estante. Com uma capa que remete ao diário,  o livro nos transporta aos pensamentos mais íntimos de nossa protagonista e nos deixa ainda mais confortáveis com seus dilemas e desejos.

Princesa Apaixonada dá um novo fôlego a saga e se mostra mais envolvente que os seus volumes anteriores. Trazendo uma trama interessante e nos deixando extremamente empolgados para descobrir o que vem a seguir como nenhum outro volume deixou. Além de nos ensinar a tomarmos cuidado com aquilo que desejamos, pois nos desejos podem se tornar o pior de nossos pesadelos.

“Bem, isso e o fato que no fim das contas eu sou realmente uma princesa. Devo ser, por que sabe o que mais?
Porque estou vivendo feliz para sempre.”

 

Ficha Técnica
 

Livro 3 – O Diário da Princesa

Nome: Princesa Apaixonada

Autor: Meg Cabot

Editora: Record

Skoob

Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *