O mundo do terror e do sobrenatural é antigo, há anos se escuta historias tenebrosas em volta de fogueiras, mas com a internet, tudo ganhou um novo nível, tudo se tornou mais tenebroso e a imaginação flui muito mais. É justamente na internet que surgiu as chamadas Creepypastas, a maternidade de muitas das famosas lendas urbanas da atualidade, fazendo lendas como a Loira do Banheiro ser apenas uma piada e transformando contos como o do Slenderman em algo poderosamente difundido. Mas você já se perguntou o que exatamente são essas Creepypastas?
Para inicio de tudo, uma Creepypasta é uma historia que inspira terror ou suspense, que se espalha muito facilmente através da internet, sendo originaria normalmente em fóruns, blogs, bulletin boards (como 2chan e 4chan), entre outros sites similares. Eles são sempre escritos de forma envolvente, o que facilmente mexe com a imaginação do leitor, conseguindo assustar ou perturbar quem está lendo. Não se sabe muito sobre sua veracidade, há alguns que são claramente ficcionais, outros que são duvidosos mas parecem reais e há muitas delas que são tão fiéis a realidade que nos deixa em dúvida clara, nos deixando crentes de sua veracidade. Um consenso geral desses textos é que eles tem a clara intenção de nos entreter.
Seu nome vem de “Copypaste”, uma gíria americana para definir textos que são copiados e colados diversas vezes, o que faz com que não seja possível determinar exatamente quando e onde foi escrito, adicionando à palavra “Creepy”, que é o inglês de “arrepiante”. Esses textos, muitas vezes, são acompanhados de fotos, áudios ou videos que enriquecem o conteúdo e aumentam seu efeito sobre o leitor. Eles normalmente variam bastante em tema, tamanho e qualidade, podendo inclusive ser separadas em gêneros, que variam de acordo com a pessoa ou grupo que a classifique, mas os que podem ser encontrados em comum entre essas classificações são: Narrativas, Diários, Rituais, Episódios Perdidos e Hack Roms/Jogos Alternativos.
As Creepypastas Narrativas são relatos de lendas assustadoras ou um acontecimento bizarro do passado do narrador, sendo, na maioria das vezes, narradas em primeira pessoa, mas podendo também ser em terceira pessoa. As Creepypastas Diários são relatos mais complexos, uma história narrada, em ordem cronológica na maioria das vezes, sobre um conjunto de acontecimentos que durou dias, semanas ou meses, o que faz o texto parecer um diário ou relatório. Já as Creepypastas Rituais são semelhantes a ‘receitas’, contendo instruções (como um lugar ideal, um horário correto e/ou uma série de ações), que são incomuns ou misteriosas, e podem resultar em uma experiencia sobrenatural se seguido corretamente, do contrário algo terrível pode acontecer.
Os Episódios Perdidos são a descrição de algum episódio de um determinado programa de TV que nunca foi exibido ou foi tirado do ar, normalmente algum episodio perturbador de um show humorístico ou infantil, a maioria deles possui atores agindo estranhamente, sangue ou violência realista. Os Hack Roms ou Jogos Alternativos são os mais famosos, já que normalmente eles apontam para um jogo que pode ser encontrado e jogado, mas eles são historias de uma versão modificada de algum jogo famoso que foi modificado, comprado em lojas alternativas ou baixados de sites estranhos, onde as jogatinas resultam na descoberta de elementos misteriosos e chocantes ou nas descoberta de que o mesmo está possuído por alguma força maligna que transforma a vida do jogador.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.